Kaio Humberto - 20/03/2017 14h22
Famílias afetadas pela chuva recebem atendimento
Famílias afetadas pelas chuvas em Cachoeiro de Itapemirim receberam visitas da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) neste domingo (19). Foram distribuídas 24 cestas básicas. 
 
Assistentes sociais percorreram os bairros Basileia, Nova Brasília, Otton Marins, Coramara, Gilson Carone, Aquidaban, Nossa Senhora da Glória, Monte Cristo, Santa Helena e Nossa Senhora Aparecida.
 
Das 33 famílias visitadas, cinco (11 pessoas) estão desalojadas e foram para casas de parentes ou vizinhos. Mais bairros estão sendo visitados pela equipe nesta segunda (20). 
As informações integram o último relatório da Defesa Civil de Cachoeiro, fechado às 19h de domingo, que aponta que pelo menos 27 bairros foram prejudicados pelas fortes chuvas da madrugada naquele dia.
 
São eles: Aquidaban, Alto União, Amaral, Arariguaba, Baiminas, Boa Vista, Basileia, Monte Cristo, Cel. Borges, Coramara, Centro, Ferroviários, Gilson Carone, Gilberto Machado, Ibitiquara, Independência, Monte Cristo, Monte Belo, Novo Parque, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora Aparecida, Nova Brasília, Otton Marins, Rubem Braga, Santa Helena, Texeira Leite e Vila Rica.
 
Foram registrados seis desabamentos de muros, três deslizamentos de taludes, sete taludes com risco de deslizamento, avarias em 14 ruas, incluindo aparecimento de crateras (duas ruas), dois postes com risco de queda, lama e alagamentos em seis ruas, rompimento de manilha, asfalto cedendo, bueiro entupido, entre outros transtornos.
 
Na manhã desta segunda (20), a Defesa Civil começou um trabalho de vistorias nas residências atingidas, com o apoio de engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e de viaturas da Guarda Civil Municipal. 
 
Já a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de orientação quanto a zoonoses e distribuição de hipoclorito de sódio para higienização de casas que sofreram alagamento. 
 
As secretarias de Serviços Urbanos e Obras continuam o trabalho de limpeza de vias que receberam grande volume de lama. Entre os bairros atendidos pela manhã estão o Gilson Carone, Independência e Guandu.  
 
Chuva acima da média
 
De acordo com a Defesa Civil, os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) instalados no município registraram no domingo uma média de 57,73 mm de precipitação em um período de 12 horas, com pico de 141 mm registrado no aparelho instalado no centro da cidade.
 
- See more at: http://www.cachoeiro.es.gov.br/site.php?nomePagina=NOTICIA&id_item=Familias_afetadas_pela_chuva_recebem_atendimento#sthash.P8RRi1r0.dpuf


Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Comentários: