Redação - 20/03/2017 14h57
Prefeitura de Cachoeiro cadastra agricultores para compra de alimentos
Entre os empreendedores familiares rurais contempláveis, seguindo orientação do programa, há mecanismos para estimular a participação de mulheres, pessoas assentadas por processo de reforma agrária e moradores de comunidade quilombola.
Os produtos são comprados pela prefeitura e distribuídos ao Banco de Alimentos, às entidades socioassistenciais e famílias em insegurança alimentar no município. Na lista, estão frutas, legumes, embutidos, laticínios, cereais, massas e doces.
 
Entre os empreendedores familiares rurais contempláveis, seguindo orientação do programa, há mecanismos para estimular a participação de mulheres, pessoas assentadas por processo de reforma agrária e moradores de comunidade quilombola.
 
O agricultor interessado precisa reunir a documentação conforme listada no edital e apresentar na Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, dentro do prazo de inscrição. O setor fica na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), ao lado do pavilhão da Ilha da Luz, disponível de segunda a sexta, sempre das 12h às 17h, também para dúvidas, pelo telefone 3155-5301.
 
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Cristina Fonseca, fornecedores que residem em Cachoeiro são o alvo dessa etapa de cadastro. “Caso algum produto para compra não tenha fornecedor cadastrado até o fim do prazo, poderão participar, nestes itens, agricultores de municípios vizinhos”, avisa.
 
O pagamento pelos produtos entregues será realizado mensalmente, após o envio das notas fiscais ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O investimento é na ordem de R$ 869 mil, para compra de 155 toneladas de alimento.
 
Confira os itens para compra no programa:
 
Frutas
abacate, abacaxi, acerola, banana da terra, banana nanica, banana prata, coco verde, goiaba, laranja pera, limão Taiti, mamão papaia, maracujá, melancia, mexerica pokan e polpa de fruta
 
Folhosos
alface lisa, cebolinha, couve, repolho, salsinha e taioba
 
Legumes, raízes e tubérculos
abóbora madura, abobrinha verde, batata doce, beterraba, cenoura, chuchu, couve flor, inhame, mandioca, milho verde espiga e palmito,tomate
 
Grãos e cereais
feijão preto, feijão vermelho, fubá e canjiquinha
 
Laticínios
iogurte, queijo minas frescal e queijo meia cura
 
Doces
doce de jaca, compota de figo e compota de mamão
 
Embutidos
linguiça suína frescal, cortes de carne suína (costela), cortes de carne suína (lombo) e cortes de carne suína (pernil)
 
Outros
mel, filé de tilápia, ovo caipira, açúcar mascavo, pó de café, biscoito caseiro doce, macarrão caseiro, massa de lasanha e pão caseiro doce. 


Comentários: