A pesquisa do Ibope, encomendada pelo jornal Estado de S. Paulo, 24, confere a Dilma vantagens em todas as simulações com pico de 41% , percentual maior do que todos os seus adversários juntos no quadro com Marina Silva(PSB); Eduardo Campos (PSB); e Aécio Neves (PSDB).

A análise é precipitada sobre sugestionar que a presidenta ganharia as eleições sem ao menos considerar que os demais candidatos, quando a campanha começar, crescerão em patamar de grande probabilidade para levar ao segundo turno como na eleição anterior, em disputa apertada no segundo.

A amostragem é válida para tendência, mas poderações afirmativas , neste momento, deveria ser ao contrário apresentado. O capital eleitoral da Dilma, considerando fatos econômicos e sociais, não é de crescimento e sim de estagnação ou para queda. 

Há de se considerar que tanto Campos e Áecio não estão em campanha eleitoral. Natural a presidente  Dilma se aproveitar de maior mídia na função do cargo. Isto sõ acontecerá no período eleitoral. E candidato , hoje, só poderia considerar situação mais confortável com números acima do patamar de 50%. Abaixo, é certo o segundo turno e disputa apertada.

Contudo, a pesquisa de agora, apresenta os seguntes quadros:

""