Redação - 06/12/2017 15h30
Alfabetização na idade certa é tema de curso para educadores
Objetivo do Pnaic é cumprir meta de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental

Profissionais da rede pública municipal de ensino de Cachoeiro participarão, quinta (7) e sexta-feira (8), do Seminário Inicial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento, uma das etapas do curso de formação do Pacto, será realizado na escola Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários, às 18h30.

O Pnaic é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos municípios, desde 2012, e vem ao encontro da Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental”.

No total, 431 profissionais da educação estão inscritos no curso. O primeiro dia do seminário será direcionado a professores e pedagogos da pré-escola da Educação Infantil e o segundo, a educadores do ciclo de alfabetização dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, além de articuladores e mediadores do Programa Novo Mais Educação (PNME). Um dos principais temas a serem abordados é o papel da leitura na alfabetização infantil e anos iniciais.

As atividades de formação do Pnaic seguirão até maio de 2018, incluindo questionários online que deverão ser preenchidos pelos educadores a respeito de suas respectivas unidades de ensino e mais encontros presenciais.

 



Prefeitura de Cachoeiro
Comentários: