A média de tempo de deslocamento casa-trabalho do paulistano é de 47 minutos (por trecho) para quem possui carro ou moto e de 57 minutos (por trecho) para quem utiliza transporte público.

Essa é a conclusão de estudo feito pelo Ibope, baseado em questionários do Censo 2010, levando em conta os 96 distritos do município.

De acordo com nota publicada pela agência Estado, em alguns casos, a diferença em favor de quem utiliza veículo motorizado próprio chega a seis dias num ano, como é o caso dos moradores do distrito de Jaguara, zona oeste.

O motivo é a escassez de linhas de transporte público (metrô, trem, ônibus) e a proximidade a vias expressas, fazendo com que cada trecho do deslocamento feito com carro/moto seja 19 minutos mais rápido.

Há, porem, exceções. Em alguns locais, como Itaim-Bibi e Moema, é mais ágil se deslocar a pé do que utilizando um veículo. Tal fato decorre da alta concentração de empregos nesses distritos, e, consequentemente, dos muitos casos de pessoas que residem perto do local de trabalho.

A expressão mobilidade urbana no Espírito Santo é apenas termo designativo, pois as mudanças nos trânsitos em vários municípios não resolveram - em algumas cidades até piorou a sitruação - o problema da convivência entre o homem e o transporte.