Jackson Rangel Vieira - 14/04/2018 20h20 - Atualizado em 14/04/2018 20h55
Pesquisa: Casagrande sai na frente
Jackson Rangel Vieira

* Jackson Rangel Vieira

O ex-governador Renato Casagrande (PSB) sai na frente na corrida eleitoral do Espírito Santo, segundo pesquisa da FUTURA que ouviu 800 pessoas, com margem de erro de 3,5%, e confiabilidade de 95%. No quadro tradicional estão empatados tecnicamente. Mas, na subtração no questionário da rejeição, o socialista dá uma goleada no seu adversário Paulo Hartung (MDB).

A leitura da pesquisa pelo avesso - a melhor análise deve ser esta e não a primeira impressão - , o governador ostenta rejeição de 22,8% e seu "pupilo" do mesmo partido, André Garcia, "brilha" com 11,5%. Os dois juntos, representantes do Palácio Anchieta, totalizam 34,2%. E se colocar na mesma vala o seu aliado, o vice César Colnago (PSDB), com 12,4% de rejeição, a soma chega a 46% de repugnância eleitoral. Quadro assustador para quem tem a caneta na mão e "candidatura nata" do MDB. 

O nome do ex-governador consta no registro científico em última colocação no mesmo quadro, com apenas 9,5%, ou seja, tem a simpatia de 90,5% dos capixabas para serem atraídos no decorrer da caminhada, sendo que já estão decididos por ele 36,1% dos eleitores. No cenário tradicional de interpretar a pesquisa, Hartung tem 36,9% e Casagrande 36,1%. 

O governador Paulo Hartung (MDB) tentou desviar atenção ao lançar factoides na véspera da divulgação da pesquisa. Queimou os "laranjas" e o efeito foi bumerangue. Ele não só terá de lutar pela aprovação da sua pré-candidatura, mas terá de fazer esforço descomunal para não ver sua rejeição aumentada. Terá duas frentes duras para mudar essa realidade que pode recrudescer. 

Já o ex-governador Renato Casagrande deverá continuar a caminhada, dialogando com os capixabas.

 

*Jackson Rangel Vieira é jornalista



jacksonrangelvieira.com
Comentários: