Jackson Rangel Vieira - 14/04/2018 21h28 - Atualizado em 14/04/2018 22h30
Rede Gazeta e FUTURA cometeram torpeza em favor de Hartung
Jackson Rangel Vieira

O Instituto "esqueceu" de mostra o segundo turno entre Casagrande e Hartung

 

* Jackson Rangel Vieira

O resultado da pesquisa da FUTURA, comprada pela Rede Gazeta, foi torpe, desonesta, mesmo sendo alvissareira para o pré-candidato Renato Casagrande (PSB) que até ontem nem era competidor do pleito na boca dos vassalos do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (MDB).

A Rede Gazeta praticou crime de falsidade ideológica quando enganou seus leitores online de que divulgaria a pesquisa em todos os cenários como faz a central Rede Globo, em todos os seus veículos, apresentando todos os quadros dos candidatos. Por pressão desconhecida, mas imagina-se quem e como, não o fez. Por que não o fez? Por que evitar a divulgação da possível disputa de segundo turno entre os dois principais pré-candidatos?

A FUTURA, por sua vez, como habitual, sucumbiu à provável torpeza, retirando o cenário de segundo turno no confronto direto entre os dois principais nomes empatados no universo geral: Casagrande e Hartung. Por quê? Porque em ilação primária o ex-governador Renato Casagrande, miseravelmente, deve figurar na frente com 5%. O deputado estadual Euclério Sampaio (PSDC), na rede social, já anunciou requerer informação ao TRE-ES.

Porém há mentiras que não se sustentam por tanto tempo e todo o quadro divulgado não poderia ser abstraído em nome da pseudo credibilidade. Encenaram um segundo turno sem o governador, mas subtraíram o quadro entre este e o seu adversário direto, num "erro" primário, porém doloso, que leigo não percebe.

A divulgação quebrada, mesmo assim, sem a percepção científica de análise dos capixabas, serviu para fixar o já sabido, as três candidatura que vão competir no atual pleito: Renato Casagrande (PSB), Paulo Hartung (MDB) e Rose de Freitas (PODEMOS). Se alguém conjecturar que alguém vai correr da disputa, já está evidente: será o governador confrontado com a realidade de fim de carreira.



jacksonrangelvieira.com
Comentários: