Jackson Rangel Vieira - 15/04/2018 17h33 - Atualizado em 16/04/2018 19h13
Rede Vitória publica amanhã a "pesquisa piada" de todos os tempos
Jackson Rangel Vieira

Piada de mau gosto

*Jackson Rangel Vieira

A Rede Vitória anunciou hoje (15) que divulgará pesquisa de governador e senador amanhã (16) nos seus meios de comunicação do Instituto Flexconsult. O levantamento deverá ser a maior piada de toda história sobre amostragem científica registrada oficialmente. 

Pasmem! A data de início da pesquisa está cravada em 7 de março deste ano ( já se passou 1 mê e meio), com data de término da amostragem em 16 de março, ou seja, a equipe de pesquisadores levou 9 dias para sair do campo, sem mencionar a tabulação.

Até o leigo tem conhecimento que pesquisa é um retrato do momento. O momento fotografado, se levar em conta alguma credibilidade, foi do início de março e não início de abril. A data de registro foi um mês depois, 10, e de divulgação agora, 16. 

A Rede Vitória, a partir de amanhã, vai ser motivo de chacota no Estado. A "piada científica" mais estapafúrdia conhecida em avaliação de cenário político. Sem mencionar o formulário registrado com Max Filho (PSDB) fora de páreo e "um candidato do PT", esta última opção é "sensacional" !

Se o cenário a ser divulgado ofertar ao menos resultado análogo ao da Futura divulgado hoje (15), minimizará o impacto da "piada" para uma anedota de salão. Agora, se o resultado colocar o governador Paulo Hartung (MDB) na frente em mais de 3% ou em cerca de 10%, a emenda será pior do que o soneto.

A pesquisa tem tudo para virar amanhã na boca dos formadores de opinião como "fake news" legalizada pelo Tribunal Regional Eleitoral e com certificado de "qualidade" da Rede Vitória. Será o maior vexame já concebido no seio de um processo eleitoral aonde o termômetro está clarividente. 

A Flexconsult registrou que foram entrevistados um total de 1.000 (um mil) eleitores no Espírito Santo, permitindo esse tamanho amostral uma Margem de Erro de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, e um Intervalo de Confiança de 95% para os resultados globais da pesquisa.

Quem tiver coragem de comentar uma pesquisa desse calibre é para esquecer aspectos científicos e buscar se encontrar no "achismo" que terá melhor chances de acertar.



jacksonrangelvieira.com
Comentários: