A Praça Jerônimo Monteiro, um dos principais pontos de encontro entre pessoas de todas as idades em Cachoeiro, está entrando no clima natalino. A partir do fim deste mês de novembro, visitantes poderão conferir a ampla estrutura decorativa com alusão à data comemorativa de fim de ano que está sendo montada no local.

A ambientação, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), terá todos os elementos típicos do Natal. Entre os atrativos está uma "Casa do Papai Noel", com dois compartimentos, toda ornamentada com peças que emulam a residência do bom velhinho. Também haverá trenó de 6 metros de comprimento e pelo menos dois papais noeis feitos de resina, com 2,6 metros cada.

Três árvores de natal ficarão instaladas na praça. Duas delas medem 4,3 metros e a maior, 10 metros. Haverá ainda cenário para tirar fotos com um Papai Noel rodeado de presentes.

O aspecto religioso da data também terá menção especial. Será colocado um presépio com nove figuras estilizadas, a maior delas com 1,30 de altura, as quais compõem o cenário do nascimento do menino Jesus.

Toda a ambientação terá iluminação caprichada. Cascatas de luz, refletores e bastões de led ajudarão a dar ainda mais brilho à decoração. As luzes também embelezarão o Palácio Bernardino Monteiro, sede da prefeitura, do Arquivo Público e da Sala de Exposição Levino Fanzeres, um dos prédios de maior importância histórica para Cachoeiro.

"A nossa intenção é criar um ambiente de lazer reforçando o espírito natalino, com uma estrutura que há muito não se vê na cidade. A população tem um carinho especial pelo Natal e a ambientação tradicional atrai muitas famílias ", destaca a secretária de municipal de Cultura, Fernanda Martins.

A secretária enfatiza ainda o ganho econômico do município com a montagem da decoração na praça. "As pessoas saem de casa com seus familiares e consomem, seja com alimentação ou com vestuário. Isso é válido para a população cachoeirense e ainda mais para os turistas de cidades vizinhas. As fotografias tiradas e compartilhadas também ajudam a divulgar Cachoeiro. O município tem muito a ganhar" comenta.