Você saiu cedinho de casa para o trabalho e estava um vento gelado. A melhor opção foi apostar em um casaco para compor o look. Mas na hora do almoço, a temperatura já está mais quente e a peça fica sobrando. Na hora de voltar para casa, está fazendo frio de novo e você agradece por estar com aquele casaquinho à mão.

Quem mora nas cidades que costumam ter todas as estações do ano em um dia, sabe bem como é esse cenário de põe e tira casaco . Mas mesmo com essas mudanças de temperatura e de figurino, é possível manter o estilo.

Para ajudar, conversamos com a consultora de imagem e estilo Rita Heroína e ela separou dicas para escolher as melhores peças e encarar esses dias frios e quentes ao mesmo tempo sem perder a elegância.

Escolha certa
O primeiro passo é optar pela peça que combine com seu corpo e estilo.Por isso é interessante ter em mente o formato de seu corpo e o que deseja ressaltar ou esconder com roupa.

Pode amarrar na cintura?
Uma opção prática é, quando a temperatura subir, amarrar o casaquinho ou a jaqueta na cintura, o que já tira a sobriedade e dá um toque descolado. Você pode usar casacos, camisas, cardigãs, jaquetas... Podem ser lisos ou estampados, combinados com sneakers ou salto alto. Com harmonia de cores e tecidos, tudo pode ficar elegante.

E no ambiente de trabalho?
Você pode trabalhar em um ambiente que exija roupas mais formais e aí a ideia de amarrar uma peça na cintura talvez dê um toque de descontração que destoe do dress code corporativo. Para esse caso, Ao invés de usar o blazer da maneira convencional, use-o sobre os ombros. Dá um toque fashion e refinado ao look.