Quando tudo parecia definido nas proporcionais, surge uma perna na coligação que surpreende o mercado político: PSDB,DEM, Solidariedade, PDT e PSD. A novidade fica por conta do PSD, de Neucimar Fraga, que estava isolado dentro do grupo da Rose de Freitas e do arranjo do PSL ,PR e PRB que ficaram com Carlos Mannato, Magno Malta e Amaro Neto.

Com isso, Neucimar Fraga que perigava não conseguir coligação proporcional para se eleger deputado federal, descola do grupo de Hartung (MDB), da Rose de Freitas (PODEMOS) e do seu ex-companheiro Magno Malta (PR), além da volta do PRB de Amaro Neto que foi para o campo do PSL de Jair Bolsonaro. Renato Casagrande, ganhou mais reforço para sua candidatura ao Governo do ES.

Agora, novo cenário: Juntos o PSDB, do vice-governador César Colnago; o DEM de Theodorico Ferraço e Norma Ayub; PDT de Sérgio Vidigal e o PSD de Neucimar Fraga. Uma coligação que pode fazer de três a 4 deputados federais. Mais prováveis: Neucimar, César e Sérgio Vidigal, com sobra para mais um que pode ser Norma Ayub (DEM).