O LEIA de Pesquisa foi o primeiro instituto a registrar e a divulgar a intenção de votos do Município de Castelo-ES, cidade do sul do Espírito Santo, cuja eleição foi realizada ontem (27) com a vitória do prefeito interino Domingos Fracaroli (PSDB), com 55,34% dos votos válidos.

A FOLHA publicou na quarta-feira (23) que os votos válidos do tucano ficaria dentro da margem de erro de 4,9%, confiabilidade de 95%,  em 52.34%. e seu principal adversário, João Nali (PTB) que ficou com 38,30% estaria dentro do patamar de 37,22%. Bingo! Na mosca! 

Na mesma semana, o Instituto LEIA divulgou a tendência do quadro eleitoral de Cachoeiro de Itapemirim-ES que o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) cravou 40,75%

Em cenário sem Ferraço, o prefeito Victor Coelho (PSB) e o vereador Alexandre Bastos, do mesmo partido) empataram na margem de erro com 24,50% e 21,25%, respectivamente.

O Instituto LEIA tem 15 anos de existência atuando mais no sul do Estado, vinculado ao Portal FOLHA DO ES. Em 2018, iniciou pesquisa regional. Segundo a diretora do Instituto, Nayara Tristão, a intenção é realizar pesquisas em quase todas as cidades do Espírito Santo a partir do próximo ano.

O slogan do LEIA é : "errar não é uma opção".