O cenário político capixaba vem apresentando novos nomes que devem compor o quadro eleitoral neste ano. Entre eles se destaca o empresário e fundador do Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (CATI), Marcos Do Val, que recebeu convite feito pelo ex-governador Renato Casagrande (PSB) para se filiar no partido e disputar as eleições deste ano, na esfera federal.
Ele  deverá ser candidato ao Senado e, ao mesmo tempo, agregará valores numa montagem de chapa com Casagrande na corrida ao Palácio Anchieta.
“Esse tem sido o clamor maior da sociedade. Ou seja, que eu dispute uma vaga para senador da República. As pessoas acreditam eu possam ajudar mais a segurança pública de todo o País se eu estiver no Senado”, disse do Val 
 
""Quem é:
Marcos Ribeiro do Val é natural de Vitória, nascido em 15 de junho de 1971. Iniciou a sua carreira como militar no Exército Brasileiro, lotado no 38º Batalhão de Infantaria, sediado na Prainha de Vila Velha. 
Nos anos 1990, ele fundou a CATI, empresa de segurança voltada ao treinamento avançado de policiais. Por meio dessa empresa, Marcos Do Val tem ministrado cursos e palestras de modo a difundir diversas técnicas e doutrinas inerentes à atuação policial, dentre elas as de abordagens e imobilizações táticas não letais. 
Ele treina, inclusive, integrantes de Departamentos de Polícias dos Estados Unidos. Marcos Do Val é também, há mais de duas décadas, instrutor da SWAT.
 
Casagrande e Marcos Do Val, fariam dobradinha puro-sangue
Se concretizar o que a maioria dos capixabas quer, que é a entrada do ex-governador Renato Casagrande na disputa da eleição para retornar ao comando do Executivo Estadual a partir de janeiro de 2019, e Marcos Do Val na disputa pela vaga ao Senado, a sociedade vai sair ganhando, pois são dois nomes expressivos no cenário político. 
Em se tratando de cadeiras majoritárias, um estará 100% ligado ao outro, permitindo uma transferência de credibilidade plena. Caso se concretize a conversação neste sentido.