Folha do ES
Qua, 8 de Abr
HECI Páscoa

.Home     Colunistas     Jackson Rangel Vieira

Depois do papel, o fim do Rádio


Jackson Rangel Vieira

Jackson Rangel Vieira

Jornalista. Criador do primeiro jornal diário impresso fora da Capital do Espírito Santo. Vanguardista no lançamento do primeiro site fora da Capital. Um dos primeiros do Estado em investir nas redes sociais, com cerca de 200 mil seguidores só no twitter. Defensor incondicional da liberdade de expressão.

Ver todos os artigos

  06.fevereiro.2020

A invenção do rádio é atribuída ao italiano Guglielmo Marconi, mas o instrumento reúne uma série de descobertas anteriores. No Brasil, a primeira transmissão ocorre em 1923, por Edgard Roquete Pinto e Henry Morize. O rádio é a união de três tecnologias, a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão.

Pois bem! A era de ouro da transmissão radiofônica foi a partir de 1927, unindo aparelhos de vozes e microfones, tocando discos, unificadamente. Hoje, era cibernética, com a velocidade das notícias e com a plataforma do youtube, a extinção do rádio é iminente assim como acontece com o impresso.

Poucos ouvem rádio no seu escritório ou até no trânsito. O ouvinte tem preferência pelo áudio-visual integrado. Um clipe em animação faz mais sentido. Emissoras de rádio tem alcance limitado para uma classe de renda baixa que já tem o celular como referência. Depois do papel, as ondas sonoras serão as próximas a entrar em colapso.

As redes sociais tomam conta do território da informação e também da desinformação. As próprias emissoras buscam integração.com lives ( transmissão ao vivo), gravações, pois só o som é insuficiente para atender absorção holística do ouvinte. Têm estações que viraram, na verdade, fachada para lavagem de dinheiro público e privado. Enquanto existem!

Sobre o tema em foco, quem viver, verá! Ou não ouvirá!

Comentários Facebook


Enquete


Em qual desses candidatos você votaria para Presidente da República em 2022?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.