Folha do ES
Qua, 8 de Abr
HECI Páscoa

Home   Estilo     Cultura


Cachoeirense representará Brasil em mostra internacional

Cachoeirense representará Brasil em mostra internacional

Ela levará referências culturais capixabas para apresentar no evento, que recebe visitantes de todo o mundo

  Por Redação

  14.janeiro.2020 às 10:27

O Brasil será o país homenageado na XIII Art Naif Festiwal, que vai acontecer em junho, na Polônia. E a capixaba Ângela Gomes será a embaixadora do país na mostra internacional. Na mala, ela levará referências culturais capixabas para apresentar no evento, que recebe visitantes de todo o mundo.

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Ângela Gomes é a maior referência Naif do Espírito Santo e tem levado o nome do Estado para vários países, já que é presença frequente em exposições individuais e coletivas ao redor do mundo. Só no ano passado esteve na Argentina, Polônia, Chile e Peru. A artista já soma em seu curriculum a presença em 50 mostras internacionais.

O que é Arte Naif?

A Arte Naif caracteriza-se em termos gerais, por uma aparente simplicidade e pela liberdade que o autor tem para relacionar ou desagregar, a seu belo prazer, determinados elementos considerados formais; a inexistência de perspectiva, a desregulação da composição, a irrealidade dos fatos ou a aplicação de paletas de cores chocantes. A arte Naïf exprime ainda, de um modo geral, alegria, felicidade, espontaneidade e imaginários complexos.

Esse termo foi utilizado pela primeira vez no final do século XIX, para identificar a obra de Henri Rousseau, pintor autodidata admirado pela vanguarda artística dessa época, que incluía gênios como Picasso, Matisse e Paul Gauguin, entre outros.


Fonte: folhadoes.com

Comentários Facebook


Enquete


Em qual desses candidatos você votaria para Presidente da República em 2022?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.