Folha do ES
Ter, 17 de Set
NOTA FISCAL SETEMBRO KENNEDY

.Home     Colunistas     Gabriela Egito

O príncipe embaixador


Gabriela Egito

Gabriela Egito

Gabriela Egito é jornalista formada na Ufes e cineasta radicada nos EUA

Ver todos os artigos

  13.julho.2019

Analisando essa história de nomeação de Eduardo Bolsonaro para embaixador, fica claro que tudo não passa de fake news para popularizar o nome do filho do Presidente (sucessor do trono quando o pai tiver que sair em 2026).

Note que, apesar de ter diploma de Direito e ser escrivão da Polícia Federal, além de deputado, o cidadão escolheu dizer que "fez intercâmbio e fritou hambúrguer nos EUA."

É frase bombástica para criar revolta na oposição (que eleva o assunto aos trend topics, quebrando a internet). Mas, ao mesmo tempo, ressoa nos anseios de uma classe média privilegiada que acha que é digna de mérito por se sujeitar a trabalhos de serviçal em intercâmbio pago a peso de ouro.

O pai coloca mais lenha na fogueira ao enumerar razões genéricas de preparo, como "falar inglês e ser casado", para contrabalançar a acusação de nepotismo. Isso tudo é muito bem pensado dentro da estratégia que os elegeu.

Depois ainda jogam na rede uma fake news (mentira) de que Trump enviaria o filho dele para ser embaixador dos EUA no Brasil, numa espécie de troca entre amigos. Esse tipo de notícia iguala Trump e Bolsonaro (no imaginário do interlocutor) e os aproxima com laços familiares, como se fossem amigos de longa data, com seus príncipes na linha sucessória.

É tudo muito bem bolado. Daí você pode pensar, "ah, mas é negativo." Há uma linha polêmica no marketing político que diz que é mais importante criar "awareness" (reconhecimento da marca) num primeiro momento para estabelecer a visibilidade do nome (geralmente com coisas idiotas e viralizantes). Depois, quando a pessoa fica famosa, conhecida pelo nome, faz-se um trabalho de higienizar essa impressão inicial.

Meu conselho para os ingênuos de boa fé: não dêem palanque demais. É legal fazer uma piadinha, mas não fiquem repercutindo tudo incessantemente até mesmo porque tira os holofotes de coisas mais importantes, como a votação das aposentadorias.

Comentários Facebook


Enquete


Qual destes aplicativos você mais usa diariamente?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2019 Folha do ES. Todos os direitos reservados.