Folha do ES
Sex, 25 de Jun
Gif Folha do ES

.Home     Colunistas     Gutman Uchôa de Mendonça

Ideias de reformas


Gutman Uchôa de Mendonça

Gutman Uchôa de Mendonça

Jornalista-ES

Site: uchoademendonca.jor.br

Ver todos os artigos

  10.junho.2021

As vezes recordo aqui a figura mais simplória e mais inteligente, que o município da capital do Estado do Espírito Santo teve como administrador, no decurso de sua história: Chrisógono Teixeira da Cruz.

Sem avisar, sem puxa saco rodeando-o, saia a pé da prefeitura, que era bem próxima à Praça Costa Pereira, olhando o que precisava ser consertado, remodelado, limpado.

Sou de uma época antiga, quando o mercado da Vila Rubim era um negócio feio. Bota feios nisso. Um lugar em que a maré alcançava, levando toda sujeira, lançada na baia de Vitória.

Desde os tempos do primeiro prefeito, Ceciliano Abel de Almeida, o velho mercado da Vila Rubim ficou durante décadas, entregue à sua própria sorte, até que Chrisógono fez uma reforma ali para ninguém botar defeito. Foi por muitos anos o centro de abastecimento da Grande Vitória.

Com relação ao velho mercado da Capixaba, Chrisógono tinha uma expressão interessante: “Não tem uma arquitetura definida, um negócio mal feito, sem possibilidade de uma arrumação, mas, os “artistas” querem tombá-lo, para impedir que seja modernizado: “Confundem coisa velha com obra de arte, coisa antiga, e a cidade não caminha”.

Quando pegou fogo no Mercado da Capixaba cheguei a imaginar que os sonhos do Chrisógono iriam se tornar realidade: fazer uma coisa nova, moderna, decente, no local. Reformaram o monstrengo para pior. É uma pobreza de espírito administrativo lastimável.

O prefeito Lorenzo Pazolini deve convidar gente entendida, da terra mesmo. De fora, só aparece aqui sabidos. Contratar um projeto de restauração ou de substituição de prédios velhos por coisa nova, se possível abrindo concurso para jovens arquitetos que querem concorrer a um prêmio para remodelar, por exemplo, as av. Jerônimo Monteiro, Florentino Ávidos e do Comércio, até a Vila Rubim. Está faltando nos nossos administradores o que sobrava no Chrisógono: competência, coragem, determinação.

Para nós, capixabas, a Jerônimo Monteiro é de fazer vergonha.

Comentários Facebook


Enquete


Você continua tomando os cuidados necessários para se prevenir da Covid-19?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.