Folha do ES
Dom, 11 de Abr
Receitas

.Home     Colunistas     Leandro Chades Bettecher

Salve Jorge e seus 79 anos de simpatia


Leandro Chades Bettecher

Leandro Chades Bettecher

Leandro Chades Bettecher é cantor, violonista, poeta, romancista, jornalista e compositor. Formado em Letras Literatura e um dos lideres da banda Maloca dos Braga.

Ver todos os artigos

  22.março.2021

Quando comecei a tocar violão, comprei um DVD do Jorge Ben Jor Acústico MTV, e nesse DVD todas as 20 músicas vinham cifradas, aprendi a tocar todas as 20, é claro. Ou seja, o Jorge Ben Jor foi meu grande mestre, ele simplesmente me ensinou o sambalanço, o swing do violão, que joga a galera sempre para cima, a música desse cara é pra cima, de um astral impressionante.

Mas que nada, que é um dos seus maiores sucessos, é uma das músicas mais regravadas de todo o mundo. Hoje dia vinte e dois de março é aniversário desse grande gênio da música, muito querido por todos os músicos, principalmente os famosos, pois ele é o pai da simpatia em pessoa.

Já gravou ao lado de Caetano Veloso, Tim Maia, Zeca Pagodinho, Gilberto Gil, Toquinho entre outros tantos nomes da MPB. Autodidata, inventou um jeito de tocar diferente, em uma época em que a Bossa Nova o Samba e o Rock and Roll tomavam conta do cenário nacional e até mundial. Ele simplesmente inventou o Samba Rock, misturou os estilos e fez a galera sambalançar, e até hoje vive compondo músicas dançantes.

Ele influenciou diretamente bandas como O Rappa, Racionais MC’s e eu, é claro, que considero ele o meu grande mestre, pois sem ele eu não teria o swing que tenho no violão.

Às vezes, quando estou tocando e percebo que a galera está meio desanimada, já toco logo uma música do Jorge para animar a festa, e sempre funciona.

Para quem não sabe, Jorge Ben, Tim Maia, Erasmo Carlos e o Roberto Carlos, começaram tocando juntos em um bar na Tijuca, quando ainda eram adolescentes. História que vocês podem conferir no livro Vale tudo do Nelson Mota, a melhor Biografia do Tim Maia e que virou até filme.

Parabéns meu grande mestre, 79 anos de muita simpatia e auto astral, salve Jorge, Jorge da Capadócia...

Comentários Facebook


Enquete


Em quem você votaria se a disputa ficar entre Bolsonaro e Lula?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.