Folha do ES
Ter, 28 de Set
HECI

.Home     Colunistas     Leandro Chades Bettecher

Sobre o cangaço


Leandro Chades Bettecher

Leandro Chades Bettecher

Leandro Chades Bettecher é cantor, violonista, poeta, romancista, jornalista e compositor. Formado em Letras Literatura e um dos lideres da banda Maloca dos Braga.

Ver todos os artigos

  30.agosto.2021

Devido à audácia dos criminosos em alguns casos, onde os mesmos sitiam uma cidade inteira. De maneira extremamente arquitetada, cada passo é milimetricamente calculado. Onde o plano A,B e C já estão engatilhados, por isso foi apelidado de cangaço. Esses assaltos que acontecem com frequência por aí.

O interessante é que vemos isso nos filmes. Esse tipo de coisa acontece na vida real. Assim como muitas coisas que assistimos nos cinemas, teatros e novelas. Será que é a vida imitando a arte ou a arte imitando a vida? Vai saber...

Virgulino que era conhecido vulgarmente como Lampião, foi mártir do movimento no início do século XX. Muitas histórias são atribuídas a seu respeito. Exatamente como às de hoje. Coisas que são impressionantes, atemporais, ficando marcado na memória de quem vive o momento e de quem só leem ou assistem sobre o assunto futuramente.

Geralmente são uns 30 homens, equipados com carros potentes, armamentos usados na guerra do Afeganistão, por exemplo, onde o Talibã tomou o poder na bala, enfim, isso é assunto para outra crônica. Como estava dizendo, em meio a isso tudo existe um plano, construído com muita antecedência. Envolvendo pessoas de dentro (funcionários) ou não.

Bloqueiam entradas e saídas da cidade, fazem barricadas com reféns, são pontuais em cada objetivo, pouca ou quase nenhuma vítima fatal. Desfrutam de conhecimento tático e bélico militar. Entendendo-se que não são bandidos comuns, estudaram e muito para não cometerem erros. Inclusive deixam uma boa quantidade de dinheiro para o povo nas ruas, quando vão embora. Um lance meio Robin Hood em Sherwood.

Com isso acabam romantizando o crime e criam uma obra de arte. De um requinte impressionante. Por isso que acaba virando cinema.

Comentários Facebook


Enquete


Como você avalia o desempenho do governo Jair Bolsonaro

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.