Folha do ES
Seg, 16 de Set

.Home     Colunistas     Luiz Flávio Gomes

Pausa para reflexão


Luiz Flávio Gomes

Luiz Flávio Gomes

Jurista e Diretor-Presidente do Instituto Avante Brasil

Ver todos os artigos

  26.junho.2019

Recordando: "Era uma tarde de domingo ensolarada na cidade de Oklahoma. Bobby Lewis aproveitou para levar seus dois filhos para jogar mini-golf". Acompanhado pelos meninos dirigiu-se à bilheteria e perguntou:

- Quanto custa a entrada?

O bilheteiro respondeu prontamente:

- São três dólares para o senhor e para qualquer criança maior de seis anos.

- A entrada é grátis se eles tiverem seis anos ou menos. Quantos anos eles têm?

Bobby informou que o menor tinha três anos e o maior, sete.

O rapaz da bilheteria falou com ares de esperteza:

- O senhor acabou de ganhar na loteria, ou algo assim? Se tivesse me dito que o mais velho tinha seis anos eu não saberia reconhecer a diferença. Poderia ter economizado três dólares.

O pai, sem perturbar-se, disse:

- "Sim, você talvez não notasse a diferença, mas as crianças saberiam que não é essa a verdade".

Comentários: A ética (e a moral, consequentemente) não é um código ou um conjunto de leis que devemos aprender e seguir para que nos consideremos bons e despreocupados (Savater). A ética e a moral nos conduzem a uma prática contínua, diária, porque todos os nossos atos relacionais (atos que envolvem e afetam nós e o mundo que nos circunda) nos compelem a refletir sobre o que é certo ou errado, sobre o que vamos fazer (ou não) e os motivos pelos quais vamos fazer. Numa época tão carente de valores positivos para a vida natural, não podemos deixar nunca de, sem cair em moralismos, mostrar exemplos saudáveis de ética, que possam ser copiados, especialmente pelas crianças com quem convivemos. A economia de qualquer importância jamais pode constituir razão suficiente para esquecer o tesouro do ensinamento ou do exemplo daquilo que é moralmente correto.

Comentários Facebook


Enquete


Qual destes aplicativos você mais usa diariamente?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2019 Folha do ES. Todos os direitos reservados.