Folha do ES
Qui, 13 de Dez
INSTAGRAM DA FOLHA

.Home     Colunistas     Max Ladeira

Ou Paga ou Não Trabalha


Max Ladeira

Max Ladeira

Max Ladeira é Cachoeirense e trabalhou boa parte da sua vida na imprensa do Rio. Palestrante, escritor, e declaradamente humanista, ele escreve sobre seu cotidiano, política e relacionamento em sua coluna. Radialista e jornalista.

Ver todos os artigos

  05.dezembro.2018

Em um país onde está em voga citar grandes empresas envolvidas em escândalos políticos, o que não se conta, e o que a maioria da população não tem conhecimento, é que, se o empresário não paga o que "eles" querem , ele não consegue trabalhar.

Certa vez ouvi de um empreiteiro a seguinte frase: Max, 90% das empresas que atuam em governos, seja ele federal, estadual, ou, municipal, não conseguem contratos pelos seus próprios méritos, mas por esquemas políticos que facilitam a sua entrada.

Interessante que os 10% que participam de todo o processo licitatório, mesmo não tendo qualquer ajuda interna, descobrem posteriormente que seus pagamentos estão retidos, dai precisam conversar com algum servidor, que conversa com determinado secretário, que fala com o administrador, que convida o empresário a passar em seu gabinete, para, depois de uma longa "conversa", envolvendo alguma situação financeira, liberar o pagamento.

A corrupção é mesmo um câncer, e a maioria dos empresários que eu conheço, não gostariam de forma alguma de se envolverem nesses esquemas, mas, se vêem obrigados para não perderem seus contratos.

A grande verdade é que "empresas honestas" não subsistem ao jogo político, e , das duas uma, ou abandonam o poder público e partem para iniciativa privada, ou, aceitam distribuir propina para quem tem à caneta nas mãos.

É, a esperança que eu tenho é que a partir de 2019 essa coisa toda mude, e que, com Sérgio Moro no comando da justiça, a corrupção tenha os seus dias contados. Tomara!

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2018 Folha do ES. Todos os direitos reservados.