Folha do ES
Qua, 8 de Abr
HECI Páscoa

.Home     Colunistas     Usiel Carneiro de Souza

O REINO EM PRIMEIRO LUGAR


Usiel Carneiro de Souza

Usiel Carneiro de Souza

Usiel Carneiro de Souza Teólogo e Administrador de Empresas

Ver todos os artigos

  21.fevereiro.2020

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)

Este talvez seja o verso mais conhecido do Sermão do Monte. Um sermão tão brilhante e repleto de preciosidades, em que muitos versos se destacam. Este fala sobre uma gestão difícil de ser feita: a gestão das prioridades. Frequentemente pensamos de forma monolítica a respeito, ou seja, pensamos numa ordem do que deve vir em primeiro, segundo e terceiro lugares e assim por diante. Mas, há outros aspectos importantes. Por exemplo, há uma prioridade correta para determinado momento e que, em outro, será outra. Este é um aspecto importante na compreensão desse texto. Outro aspecto importante é que quais são as imagens que fazemos do Reino de Deus. Para muitos imediatamente o olhar se volta para a igreja, os cultos, a evangelização… pois são importantes em nossa relação com o Reino de Deus. Mas a ideia do Reino de Deus, que deve vir em primeiro lugar é bem mais ampla do que isso.

O Reino de Deus envolve coisas que fazemos e o modo como fazemos as coisas. Envolve quem somos e como reagimos à vida nos seus mais variados aspectos. Ele diz respeito a Deus em nossa vida, mas também à nossa vida dedicada a Deus. Colocar o Reino de Deus e a sua justiça, ou seja, seu modo de orientar a vida, em primeiro lugar deve ser nossa grande tarefa. Jesus está nos dizendo que não devemos procurar resolver a vida ao nosso modo, à parte de Deus. Está nos dizendo também que não devemos ser tomados por preocupações e esforços para garantir a vida que desejamos ou para termos certeza de que conseguiremos atender às nossas necessidades. Isso nos levaria a uma vida ansiosa, caso algo saísse errado, ou a uma vida ilusória, caso tudo desse certo. Pois a nossa vida, em última análise, depende de Deus.

Portanto, devemos viver sob a sabedoria do Reino. Em cada momento da vida nos dedicando com sabedoria ao que precisamos nos dedicar e tendo tempo para nos dedicarmos ao que representa nossa dedicação a Ele. Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça é orar e refletir nas Escrituras, é cuidar e ter tempo de qualidade com nossa família, é servir com outros cristãos, é ser um cidadão digno e um profissional exemplar, é viver procurando ser em todo lugar e em todo momento o que nos cabe ser, de maneira amorosa, ética e aplicada. É não fazer apenas coisas da agenda humana, mas dedicar-se a coisas da agenda divina. É fazer algo por ser a vontade de Deus, sem com isso ganhar coisa alguma. E a promessa é que, agindo assim, não comeremos apenas o fruto do nosso esforço, mas também o que Deus, por sua graça, nos acrescentará. E Isso torna a vida digna, equilibrada, mais leve e de valor eterno!

Comentários Facebook


Enquete


Em qual desses candidatos você votaria para Presidente da República em 2022?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.