Folha do ES
Seg, 14 de Jun
Gif Folha do ES

.Home     Colunistas     Usiel Carneiro de Souza

Incentive e participe!


Usiel Carneiro de Souza

Usiel Carneiro de Souza

Usiel Carneiro de Souza Teólogo e Administrador de Empresas

Ver todos os artigos

  21.abril.2021

“E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.” (Hebreus 10.24-25)

Já se vão quase treze meses com limitações presenciais para as reuniões da igreja que, quase que exclusivamente, vem desenvolvendo suas atividades de forma virtual. Estamos todos cansados. Quantas horas em frente a um computador! Adquirimos habilidades que antes não tínhamos no uso de ferramentas de reunião, de apresentação e transmissão de conteúdos… e são aulas on-line, reuniões on-line, cultos on-line, atividades para crianças on-line, estudo bíblico on-line… é tanto on-line que ficamos sonhando com o momento do dia em que ficaremos off-line.

Você já parou para pensar naqueles que dedicam-se a oferecer essa multidão de coisas on-line que tanto nos cansam? Quando seus filhos vão para o celular ou computador para suas aulas on-line, já parou para pensar nos professores e professoras que prepararam aquelas aulas e no esforço que fazem para cumprir o melhor possível suas responsabilidades, em condições tão adversas? É notório que eles tem trabalhado muito mais agora do que trabalhavam antes, quando ensinavam de forma presencial. E por resultados possivelmente menores, com desafios para os quais não foram treinados!

Você tem participado das atividades de sua igreja ou de alguma igreja? Já pensou no esforço das pessoas que tem se dedicado para oferecer edificação, consolo, fortalecimento a você? Tem ideia do trabalho das equipes de adoração no preparo das canções, na escolha do repertório, o pessoal que providencia as transmissões? E a equipe que produz conteúdos para as crianças em sua igreja? Tem ideia do trabalho que essas pessoas em tido para encontrar formas de comunicarem-se bem com as crianças, conseguir prender a atenção e sem tantos recursos assim? Crianças são naturalmente exigentes. Não é nada fácil! Vivemos tempos desafiadores e estamos todos cansados. Uma boa coisa é receber incentivo, palavras de apoio e gratidão. Que tal fazermos isso?

A carta Aos Hebreus, pensam alguns, foi escrita para fortalecer pessoas cansadas e desanimadas. Nos versos de hoje há duas recomendações: incentivem-se e reunam-se. Em tempos de cansaço e sofrimento, dois conselhos poderosos. Seja um incentivador daqueles que tem se esforçado para servir nestes tempos difíceis. Seja na igreja ou na sociedade. Reconheça e agradeça, não seja um crítico de plantão. Não foque o tempo todo no que não gosta! A alguns que servem neste momento, procure recompensar dentro do possível, como por exemplo ao rapaz ou à moça do delivery. Dê uma gorjeta extra! Quanto à sua igreja, esteja presente. Participe. Reuna-se com os outros. Neste momento, não privilegie seu comodismo. Privilegie o amor e as boas maneiras.

Em tempos difíceis, precisamos amar mais. Então ame mais e incentive outros com seu amor a amarem mais. O momento que vivemos tem um grande potencial destrutivo. O amor é nosso salvo conduto! Em tempos difíceis, em que há tantas notícias ruins, precisamos ser pródigos em boas obras. Pratique intencionalmente boas obras e incentive outros. E seja parte: não isole-se ou negue o apoio de sua presença aos que dedicam-se a servir em sua igreja. Esses tempos difíceis são reveladores. Que eles revelem um imagem sua que inspire outros a amarem, a participarem, a se envolverem, a praticarem boas obras e serem assim, parte de algo maior que eles mesmos. Dias melhores virão. Mas até lá, sejamos o melhor que pudermos! Incentivemos uns aos outros e sejamos parte.

Comentários Facebook


Enquete


Você é contra ou a favor da volta às aulas presenciais neste momento?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.