Folha do ES
Seg, 14 de Jun
Gif Folha do ES

.Home     Colunistas     Usiel Carneiro de Souza

Escolha ser melhor


Usiel Carneiro de Souza

Usiel Carneiro de Souza

Usiel Carneiro de Souza Teólogo e Administrador de Empresas

Ver todos os artigos

  04.maio.2021

Integridade – característica do que está inteiro; virtude de quem se mantém correto e verdadeiro. Quanta integridade nos habita? Diria que isso depende. Do ponto de vista prático, podemos viver dias de maior integridade e outros de lamentável corrupção, mesmo mantendo inalterados os conceitos de certo e errado em nossa mente. Somos pecadores. Quando nos vemos diante da releitura que Jesus fez da lei, no Sermão da Montanha, mostrando que a transgressão pode acontecer dentro de nós, mesmo que não a pratiquemos, fica claro que estaríamos em apuros, não fosse a graça que Ele nos trouxe. Ele nos mostrou como é abundante o pecado em nós, mas revelou também como é superabundante de graça divina. Mas a graça não é apenas uma tolerância ao nosso pecado. É, sobretudo, o caminho para não pecarmos.

Pela graça temos paz e comunhão com Deus. E em comunhão com Deus somos fortalecidos para não pecar. Em comunhão com Deus recebemos Seu amor e aprendemos a amar a Deus e as pessoas. Quando estamos nos ocupando em amar, temos menos tempo para pecar. E a vida de comunhão com Deus, fruto da graça amorosa que recebemos em Cristo, possibilita-nos vitórias sobre nossa condição e encaminha-nos para a benção da santidade. A santidade é uma experiência de regeneração. Vamos sendo ajudados a ser quem Deus nos criou para ser. E Ele não nos criou para o mal, para o que desonra, para o que fere. Ele não nos criou para o egoísmo, o orgulho e a ganância. Mas para a comunhão, a humildade e a generosidade.

Há duas coisas importantes que Davi busca em Deus e que o levaram à integridade que ele celebra no verso de hoje: o perdão e a consciência dos pecados que não consegue perceber e o livramento dos pecados que ele gosta de praticar (Sl 19.12-13). Também precisamos dessas duas bençãos para crescermos em integridade. Para vivermos mais integramente. Todos podemos experimentar mais santidade. Deus pode e quer nos ajudar. Podemos orar como o salmista. Podemos ser mais vigilantes e decididos a ser melhores. Não poderemos crescer espiritualmente se não escolhermos lidar com nossas fraquezas e inclinações para pecar. Se não pararmos de justificar nossas más escolhas. A condescendência com nossa fraqueza não nos levará a experimentar o poder da graça divina. O pecado em nós é abundante. E é superabundante a graça e precisamos fazer escolhas. E Deus caminhará conosco nestes desafios. Você pode ser ainda melhor do que é hoje. Escolha isso. Escolha todo dia!

Comentários Facebook


Enquete


Você é contra ou a favor da volta às aulas presenciais neste momento?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.