Folha do ES
Seg, 14 de Jun
Gif Folha do ES

.Home     Colunistas     Usiel Carneiro de Souza

Cuidados para todo dia


Usiel Carneiro de Souza

Usiel Carneiro de Souza

Usiel Carneiro de Souza Teólogo e Administrador de Empresas

Ver todos os artigos

  10.maio.2021

Os chineses tem o seguinte ditado: todos os dias arrumamos o cabelo; por que não o coração? Há sabedoria nisso! Quando saímos de casa, costumamos nos preocupar com o que estamos vestindo e damos uma olhadinha no espelho para ver como estamos. É como normalmente agirmos. Queremos uma boa aparência diante das pessoas e também para nós mesmos. Mais sério ainda é como estamos interiormente. As pessoas não veem tão rapidamente, mas nosso mundo interior é incomparavelmente mais importante. Todavia nem sempre pensamos a respeito. Nem sempre tomamos tempo para reafirmar os valores que queremos honrar durante o dia, ou o comportamento que queremos ter e o que evitaremos como forma de manter a coerência interior. Essa nossa falta de cuidado é a razão de muitas falhas que poderiam ser evitadas. De muitas oportunidades perdidas também! Os conselhos do apóstolo Paulo a Timóteo são importantes para nós também que temos um dia a enfrentar e desejamos fazer o melhor da nossa vida e andar com Deus.

A primeira coisa a fazer, logo cedo, é parar para uma tomada de consciência e uma firme decisão de manter atenção cuidadosa durante o dia. O espírito está pronto, mas… você sabe! Devemos viver como pessoas sóbrias. A palavra usada por Paulo é “nepho”, cujo significado é “aquele que tem autocontrole, que é vigilante e bem equilibrado”. A ideia é a de uma pessoa que conhece a próprias fraquezas, e mantém-se vigilante. Lembre-se disso e arme-se com a sobriedade para viver seu dia. Esteja preparado também para suportar sofrimentos. Jesus nos preveniu de que neste mundo teremos aflições (Jo 13.33). Mas, sob sua graça, os sofrimentos podem ser transformadores para nós. Podem produzir mais vida, do que morte. Além desse autocuidado, Timóteo deveria ocupar-se da obra de um evangelista. Ele, e cada um de nós! Há muita gente precisando conhecer o Evangelho! Evangelize! Aproveite cada oportunidade! Temos boas notícias sobre o amor de Deus! Devemos partilha-las com alegria e entusiasmo.

“Cumpra plenamente o seu ministério”, disse o apóstolo. Todos somos ministros da nova aliança e temos um ministério que nos foi dado por Deus. Ele envolve o modo como vivemos, a maneira como nos relacionamos com as pessoas, como agimos em nossos conflitos e, claro, os propósitos que nos inspiram. Jesus disse que nossa luz deve brilhar, para que as pessoas vejam nossas boas obras e glorifiquem nosso Pai que está nos céus (Mt 5.16). Somos pessoas em missão desde que fomos alcançados pelo Evangelho de Cristo. Você tem se lembrado disso? A cada manhã, arme-se desse pensamento. Cuidado para não agir com um religioso, cheio de críticas e estranhamentos. Ao contrário, que a beleza de Cristo seja vista em você. E lembre-se: tudo precisa começar em sua casa, com os seus. Que hoje pessoas sejam abençoadas pela sua vida, pela sua presença. E que possam claramente ver que Cristo está presente em sua vida!

Comentários Facebook


Enquete


Você é contra ou a favor da volta às aulas presenciais neste momento?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.