O abacate está em alta em todo o País e no Espirito Santo a produção mais que dobrou. Venda Nova do Imigrante é conhecida pela diversidade de altitude, pela Festa da Polenta e também pelo pioneirismo na produção de abacate.

E essa mesma produção, lá no início, era menor. Ia de maio a setembro e durava cerca de 5 meses. Agora, a partir de estudos do comportamento da fruta, é possível produzir abacate durante todo o ano.

O estado do Espírito Santo é o quarto maior produtor de abacate do país, o fruto está tão na moda que de janeiro a agosto de 2023 o estado já exportou nove vezes mais em relação ao ano passado.

Segundo o pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Maurício Fornazier, um dos motivos que aumentou esse consumo, foi a versatilidade do fruto.

“A gente tá vendo que o abacate faz bem pra tudo. Ele faz bem para o cabelo, faz bem pra pele, faz bem para o colesterol, faz bem pra digestão. Então, para o consumo humano, o abacate tem ganhado um espaço cada vez maior”, explicou o pesquisador do Incaper. 

O Espírito Santo é o quarto maior produtor de abacate do Brasil. Dos 78 municípios capixabas, 25 investem na atividade.