A primeira fase do Campeonato Capixaba 2023 chegou ao fim com bons jogos, muitos gols, mas poucos torcedores nas arquibancadas. A atual edição registrou a menor média de público dos últimos 10 anos.

Nas 41 partidas, apenas 11.792 torcedores pagaram ingressos para acompanhar as partidas - uma média de 288 pagantes por jogo. É importante frisar que os quatro jogos com mando da Desportiva Ferroviária aconteceram com os portões fechados, em decorrência de uma punição da equipe.

No levantamento dos últimos 10 anos, não são considerados os números de 2021 e 2022, porque as primeiras fases das respectivas edições foram realizadas com restrições à presença de público nos estádios, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Vitória-ES lidera o ranking de 2023

 

Na edição 2023, o Vitória-ES lidera o ranking de média de público, com 519 pagantes por jogo. Os números foram impulsionados pelo fato do Alvianil ter sido mandante em todos os clássicos que disputou - Desportiva Ferroviária, Serra e Rio Branco-ES. Em segundo aparece o Nova Venécia, que apresentou 483 de média, número muito menor que os 702 de 2022.

Outro clube que decepcionou foi o Rio Branco-ES. Maior campeão da história do Campeonato Capixaba e tradicionalmente um dos clubes que leva mais torcedores ao estádio, o Capa-Preta terminou a primeira fase com apenas 309 pagantes por jogo.

No outro extremo aparece os rebaixados Vilavelhense e Atlético Itapemirim, com médias de 115 e 65 pagantes por jogo, respectivamente. Terceiro lugar geral, o Real Noroeste teve apenas 76 torcedores por jogo, o segundo pior número entre os 10 clubes.