Em um gesto de solidariedade, mesmo após a dor de perder um ente querido, familiares de um jovem que morreu na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim decidiram doar os órgãos da vítima,  que irão salvar quatro pessoas.

Foi a primeira captação de órgãos do ano.

O hospital não informou nome, idade e nem o que provocou a morte do jovem.

Foram captados coração, fígado e dois rins. Após a autorização, segundo a Santa Casa, deu-se início a uma verdadeira corrida contra o tempo para iniciar os procedimentos de retirada dos órgãos.

A equipe da Comissão IntraHospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa acionou a Central de Transplante para iniciar a cirurgia.

As equipes de Vitória e de Brasília chegaram ao hospital na manhã deste domingo (28). De acordo com a enfermeira da CIHDOTT da Santa Casa, Karina Pessin, os órgãos vão salvar a vida de pacientes em diversos estados brasileiros.

“O fígado captado ficará no Espírito Santo. Já o coração segue para o Distrito Federal, o rim esquerdo para Pernambuco e o direito para o Rio Grande do Sul”, explicou.

Os pacientes beneficiados, de acordo com o hospital, estavam aguardando na fila de transplantes.

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é uma referência em captação de órgãos no Estado. No ano passado, foram captados no hospital 33 órgãos, sendo dois coracões, 12 rins, sete fígados e 12 córneas.