Três crianças desapareceram no Espírito Santo de janeiro a abril de 2023, sendo que apenas uma foi encontrada. Nesta quinta-feira (25) é celebrado o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, data de conscientização acerca da causa.

Os dados pertencem a Policia Civil do Espírito Santo (PCES), que pontou que ao todo quatro crianças seguem sem ser encontradas desde 2001. Duas delas desapareceram neste ano. Os outros dois desaparecidos são ambos meninos que, na época (2001 e 2013 respectivamente), tinham 10 anos de idade.

As fotos das crianças que seguem desaparecidas no estado não foram divulgadas na matéria porque a Policia Civil, responsável pelas investigações, informou não possuí-las.

O número de ocorrências e comunicação de desparecimento de pessoas já totaliza 755 somente de janeiro a abril de fevereiro. Em 2022, o número chegou a 1.969 segundo a dados da Delegacia Online da Segurança Pública do Estado do Espírito Santo (DEON), fornecidos pela Secretaria de Segurança Público do Espírito Santo (Sesp).

De acordo com a PCES, grande parte dos casos de desaparecimento infantil notificados no estado são descartados e os casos investigados são motivados por brigas familiares. “Nos raros casos que tivemos, não foi desaparecimento. Na realidade foi uma ‘briga pela guarda da criança’ em que um dos genitores viajou com a criança sem o conhecimento do outro genitor”, destacou em nota.

Devo esperar 24h para comunicar o desaparecimento?
O registro é imprescindível para que a Polícia Civil tome ciência do caso e inicie as investigações. O prazo de 24 horas para o registro de desaparecimento não é necessário, sendo possível comunicá-la a qualquer divergência de rotina que note. “O importante é a família ficar atenta à quebra da rotina diária/cotidiana do desaparecido, isso é que deve nortear os familiares a registrar ou não o desaparecimento”, aponta nota.

Informações que possam auxiliar no trabalho de investigação de pessoas desaparecidas podem ser passadas de forma sigilosa por meio do Disque-Denúncia 181 ou pelo disquedenuncia181.es.gov.br, onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas. Também é possível passar informações diretamente à equipe de investigação da DEPD pelo telefone (27) 3137-9065, ou indo pessoalmente à unidade.