A Praia da Sereia, localizada em Vila Velha, na Grande Vitória, primeira do Espírito Santo a entrar na lista de premiadas pelo selo internacional Bandeira Azul, perdeu a certificação na temporada 2023 por causa da falta de balneabilidade da água no local.
Este ano, 26 praias brasileiras dos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Ceará e Bahia foram premiadas.
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas e desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançar altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.
Ao longo dos anos, o selo adquiriu status de rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido internacionalmente.
Procurada pelo g1, a Prefeitura de Vila Velha informou que a falta de balneabilidade fez com que a praia perdesse a certificação. Isso se deve ao longo período de chuvas que atingiu o Espírito Santo entre outubro e dezembro.
O município disse ainda que desde março deste ano a maioria das praias estão próprias para banho e destacou que os serviços municipais, como a limpeza no calçadão e areia, chuveiros, segurança, projeto de acessibilidade para pessoas com deficiência, banheiro e guarda-vidas, além de ações de educação ambiental, são realizados de forma constante.
Selo Bandeira Azul
O hasteamento da Bandeira Azul assegura aos visitantes mais informações sobre os locais, qualidade da água e ações de educação ambiental.
O programa foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o operador nacional do programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).
O instituto foi procurado pelo g1, mas não havia respondido até a publicação desta reportagem.