O Ministério da Defesa anunciou a abertura de 1,5 mil vagas para o alistamento militar voluntário feminino, marcando um passo importante na inclusão de mulheres no serviço militar no Brasil. As inscrições estarão abertas a partir de janeiro de 2025 e seguirão até junho do mesmo ano.

A primeira turma feminina será incorporada em 2026, com o processo de seleção ocorrendo em etapas semelhantes às do serviço militar obrigatório, aplicado atualmente aos homens que completam 18 anos.

Como funcionará o processo de alistamento

Assim como no serviço obrigatório, o alistamento feminino incluirá as seguintes etapas:

  1. Inscrição e apresentação: As candidatas deverão se apresentar às juntas militares para formalizar sua inscrição.
  2. Seleção: O processo contará com diferentes fases, como exames médicos, testes de aptidão física e entrevistas.
  3. Incorporação: As candidatas selecionadas serão incorporadas ao serviço militar, iniciando o treinamento e suas funções nas Forças Armadas.

Apesar das semelhanças no processo, o serviço militar feminino será voluntário e não garantirá estabilidade no quadro militar após o período de atuação. Ao ser incorporadas nas Forças Armadas, o serviço se torna obrigatório, com os mesmos direitos e deveres de militares homens. 

As etapas são divididas entre a fase de alistamento, a seleção e a incorporação. As mulheres interessadas devem se alistar entre janeiro e junho do ano em que completam 18 anos, e a seleção seguirá a legislação do serviço militar brasileiro, considerando critérios físicos, culturais, psicológicos e morais. 

Na marinha, as mulheres vão ingressar como marinhos-recrutas, no Exército como soldados ou na Força Aérea como soldados de segunda-classe. O serviço tem a duração de 12 meses aproximadamente, podendo ser prorrogado por até oito anos. Durante o serviço, elas terão os mesmos benefícios que os homens, como remuneração, auxílio-alimentação, licença maternidade e contagem de tempo para aposentadoria.

Mais informações sobre o processo de alistamento, incluindo requisitos e detalhes das etapas, serão divulgadas em breve pelo Ministério da Defesa.