A Paróquia Santíssima Trindade de Marataízes realiza a partir desta quinta-feira (7) a 114ª Festa das Canoas. Promovida em homenagem ao Divino Espírito Santo e à Nossa Senhora da Penha todo segundo domingo do mês de março há 114 anos, o evento é organizado com o apoio da Prefeitura de Marataízes.

Além da parte religiosa, o evento contará com uma programação cultural.

A expectativa é para o encerramento com a participação dos pescadores e fiéis na tradicional Festa das Canoas, iniciada em 1910.

 

HISTÓRIA

A tradição da Festa das Canoas começou no ano de 1910, sempre no segundo domingo de março. Ela surgiu a partir de uma promessa feita pelos pescadores da época ao Divino Espírito Santo e à Santa Padroeira do Município, Nossa Senhora da Penha;

– Segundo a história, pescadores, movidos pela fé, acreditavam que a pesca voltaria a ser farta a partir da intercessão a Deus através do Divino Espírito Santo e fizeram uma promessa;

– Anos mais tarde a imagem de Nossa Senhora da Penha foi inserida nas festividades. Com o atendimento das preces, passaram a louvar a Deus com a festa, realizando uma procissão marítima pela Praia Principal, desfile da Bandeira do Divino e a tradicional Missa dos Pescadores.

Programação:

Quinta - feira (07/03)

18h Abertura / terço

19h Celebração da Palavra

20h Banda Guardiões do Corso

Sexta - feira (08/03) 

18h30 Terço

19h Adoração da Palavra

20h Banda Vixland

Sabado (09/03)

15h Apresentação cultural

18h30 Adoração

19h Adoração da Palavra

20h Apresentação cultural

Domingo (10/03)

8h Terço

9h Santa Missa

10h40 Benção e Procissão Maritima

19h Santa Missa

20h Show do Ministério Nos Braços da Mãe