O médico anestesista, Walter José Roberte Borges, 50 anos, está em estado grave após sofrer um infarto enquanto ajudava as vítimas das enchentes na cidade de Pelotas - Rio Grande do Sul. Walter era natural de Linhares - ES, mas atuava em Vila Velha - ES. De acordo com informações da família, o capixaba está em estado vegetativo. 

Segundo informações, Walter estava em cirurgia no Hospital Universitário de Pelotas quando pediu para sair no meio do procedimento e não retornou ao hospital. Ele foi encontrado horas depois, desacordado dentro de um banheiro. Walter não era fumante, mas tinha histórico de problemas de saúde.

"Ele passou mais de 8 minutos sem oxigenação. Agora foram diagnosticadas algumas lesões cerebrais que indicam estado vegetativo. Ele é rodeado de médicos na família, e eles se juntaram para pedir uma ressonância, até para a família entender o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida nele", afirmou Assis.

O médico sofreu o infarto no dia último dia 20 e desde então está internado na UTI. A família tenta trazer Walter para o Espírito Santo, para ficar mais perto da família. ‘Ele foi entregar o trabalho dele, e agora a gente só quer trazer ele de volta’, relatou o cunhado, Herik Assis.

De acordo com Assis, os médicos que estão responsáveis por Walter entenderam que devido ao estado de saúde do anestesista, a mudança de hospital não traria benefícios para o paciente. 

"Ele é nascido e criado aqui. A família dele é do Espírito Santo, e ele está lá. Como família, a gente acha pode fazer alguma coisa. Mas, por ser um paciente do SUS, não conseguimos nem a condição de fazer um deslocamento privado", relata Assis.