Morreu na madrugada desta terça-feira (7) o ex-vereador de Cachoeiro de Itapemirim José Carlos Amaral, de 73 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro, depois de ter passado mal. A causa da morte foi uma infecção bacteriana em decorrência de um procedimento em seu tratamento renal.
Amaral, como era mais conhecido, ocupou o cargo de vereador por sete mandatos, tendo se ausentado por algumas vezes para ocupar a função de secretário municipal. Sua atuação enquanto vereador foi marcada pela defesa do ex-prefeito Theodorico Ferraço, assim como por diversas declarações polêmicas.
A tribuna da Câmara Municipal de Cachoeiro, inclusive, recebe seu nome, homenagem ainda recebida em vida. Em 2021, Amaral também foi o escolhido para ser o Cachoeirense Presente nº 1, e, em 2013, recebeu o Título de Vereador do Século, homenagem proposta pelo então vereador e amigo Wilson Dillem.
O presidente da Câmara de Cachoeiro, Braz Zagotto, que foi vereador por cerca de 20 anos com Amaral, disse que o colega era um vereador atuante e que trabalhou em prol das comunidades. “Toda a comunidade de Cachoeiro de Itapemirim perde um ser humano do bem e que dedicou parte da sua vida para a melhorias das comunidades”, afirmou Braz.
O velório dessa “lenda” da política cachoeirense acontece desde às 07h00 da manhã desta terça-feira, no Cemitério Parque do bairro IBC, onde, às 14h00, ocorrerá o sepultamento.