O novo ponto de ônibus em frente à Rodoviária de Vitória, na Ilha do Príncipe, é mais do que apenas uma parada para sobe e desce de passageiros. O local ganhou uma estrutura diferente que é capaz de gerar energia elétrica, recarregar celulares e pode até mesmo ajudar a refrescar um pouco o ambiente em dias mais quentes.
Considerado um protótipo, o ponto de ônibus sustentável gera energia limpa por meio de uma turbina eólica e placas fotovoltaicas instaladas na cobertura do abrigo, que captam a energia do sol. A instalação da primeira estrutura, que ainda está em fase de testes, foi realizada na última semana.
Essa energia produzida no local será utilizada para iluminação e até para o abastecimento de pontos de carga de celular, que ficarão nos próprios pontos.
O abrigo também foi pensado para proteger os usuários do transporte público da Grande Vitória do calor. Isso por meio da sombra criada por uma barreira de plantas que também será colocada no local. De acordo com os desenvolvedores, em dois meses, as plantas já estarão na altura ideal para proteger o abrigo.
A arquiteta responsável por desenhar o projeto, Júlia Mattiello, explicou que a ideia era fazer as melhorias aproveitando a estrutura que já existia.
O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e implementado pela startup Endelevo, que venceu uma licitação para desenvolver iniciativas de impacto socioambiental no estado.
O evento de inauguração contou com a participação de crianças escolares no processo de plantio da vegetação.
"É um presente para a comunidade. Então, é essencial o envolvimento da comunidade também no cuidado. Inclusive, no plantio, nós envolvemos os alunos da Escola Moacyr Avidos para participarem e entenderem que a rua é a extensão da nossa casa", afirmou o responsável pelo projeto, João Vitor Valdo Freire.