Pouco mais de 24 horas depois de ser presa em flagrante por exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica, a falsa médica Marcela Gouveia foi liberada pela Justiça em audiência de custódia nesta quarta-feira (31/5), mediante pagamento de fiança de R$ 50 mil.

A mulher, de 38 anos, se aproveitava do fato de ter nome e sobrenome iguais aos de uma médica verdadeira e usava o número de cadastro dela no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

A verdadeira médica procurou a polícia depois de descobrir que uma impostora se passava por ela e ajudou a armar o flagrante.

Segundo a Polícia Civil de São Paulo, a falsa médica era formada em farmácia, admitiu o crime de falsidade ideológica e foi encaminhada à cadeia.

Além de pagar a fiança, a impostora terá de cumprir medidas cautelares, como informar qualquer alteração de endereço e comparecer em juízo toda vez que for intimada.

A falsa médica atendia em uma clínica estética, em Perdizes, na zona oeste de São Paulo.

No site de sua clínica, a impostora afirma ser “especialista em saúde estética”, “docente de pós-graduação e ministrante de cursos livres”.

Ela já foi apresentada em palestras como “mestre em medicina estética” e “pós-graduanda em cannabis medicinal” e criadora do protocolo “Bumbum Plus”.

 

Influenciadora digital

O perfil da médica falsa no Instagram tem quase 87 mil seguidores. Nele, ela publicava fotos e vídeos dos tratamentos realizados em sua clínica e trechos de palestras.

Em várias postagens, ela exibe o antes e depois de um paciente que fez um procedimento com ácido hialurônico.

“Narizinho lindo? Temos! A Rinomodelação é um procedimento que exige conhecimento anatômico e destreza do profissional. […] Como evitar as complicações? Não é somente conhecer a anatomia dessa região, mas respeitar a quantidade injetada de ácido hialurônico. É possível executar uma rinomodelação com segurança e efeito estético satisfatório, utilizando técnica segura e claro, o conhecimento do profissional”, diz a publicação.