Há 20 anos Rubens Sabino da Silva interpretava Neguinho no famoso filme “Cidade de Deus”. Porém, atualmente, o ator vive uma situação complicada.

Em uma entrevista para O Globo, Rubens afirmou que vive em situação de rua. “O filme é um dos mais vendidos até hoje, foi indicado quatro vezes ao Oscar. Eu virei um morador de rua famoso, mas não rico, enquanto ‘Cidade de Deus’ arrecadou milhões. Na época, ganhei um cachê de R$ 5 mil. Com a nota do contador, passou pra R$ 4,5 mil”, contou ele.

A infância de Rubinho também foi difícil. Ele fugiu de casa quando tinha apenas oito anos. “Minha mãe, dona Zilma, era uma baita guerreira. Meu pai era alcoólatra, igual a mim. Quando ele sumia, ela vinha com a gente até a feira da Lapa e esperava o movimento acabar para pegar pelanca de frango. Fritava para virar torresmo e a gente matava a fome. Nunca mais soube dela. Fugi porque tinha o espírito livre desde piquititinho e porque não aguentava mais apanhar em um terreiro que ela frequentava toda sexta-feira. O pai-de-santo tinha o mesmo nome que eu”, contou.

Durante o papo, o artista relembrou que enquanto estava na Lapa descobriu que aconteceria um teste para “Cidade de Deus”, na Fundição Progresso. “Eu me inscrevi e consegui passar. Fiz laboratório com os preparadores de elenco. Quem ia no ensaio ganhava vale-transporte e um lanche”.

ARREPENDIMENTO

Em 2003, um ano após o lançamento do filme, Rubens foi preso depois de roubar a bolsa de uma mulher dentro de um ônibus.

“Cometi um crime e me arrependo muito. Eu era muito moleque, fiz essa idiotice. Quando o camarada tem a ficha limpa, pode fazer concurso público. Eu não posso mais. Depois que eu fui preso, a produção de ‘Cidade de Deus’ me embarcou para Belém do Pará e fiquei três anos internado em um centro de recuperação. Como é que um ator assiste à premiação do Oscar de um filme de que ele é um dos principais dentro de uma clínica de reabilitação? Eu vi pela TV a festa acontecendo em um hotel aqui do Rio, todos reunidos, e eu afastado. Era para ser o auge da minha vida. Eu me fechei para tudo, não tenho contato com mais ninguém do elenco”, relembrou.

Para concluir, Rubens afirmou que não tem expectativa de ser convidado para algum projeto, mas tem muita vontade de voltar a atuar.

“Outro dia, eu estava vendo um outdoor com as fotos de várias personalidades. Um professor, um médico, um garçom… E estava escrito assim: ‘Esse é o meu jeito de revidar’. O meu jeito de revidar seria fazer um monólogo ou um curta-metragem com a obra de Michel Foucault. Li e me encantei por ‘Microfísica do Poder’. Todos os livros dele já são roteiros prontos, eu decorei alguns deles. Queria poder revidar tudo o que me aconteceu nessa vida com arte. Se um dia eu tiver essa força, eu vou fazer”, finalizou.