Com objetivo de levar a ciência, tecnologia e inovação para os jovens do Sul do Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) está apoiando na realização da 1º Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro de Itapemirim, promovida pela Prefeitura.
 
O evento é realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento e da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia e parceiros no período de 29 de outubro a 01 de novembro, na Faculdade São Camilo, em Cachoeiro.
 
Em consonância com a Semana Nacional e Estadual de Ciência e Tecnologia, a Semana Municipal tem o tema “Ciência, Saúde E Esporte”. O evento terá a participação de escolas públicas, de secretarias municipais e da Faculdade São Camilo expondo projetos, realização de eventos livres e oficinas técnico-cientificas. Paralelamente acontece a Exposição do Planetário do Museu de Astronomia e de Ciências Afins (MAST), do Rio de Janeiro, na Praça de Fátima.
 
A abertura da Semana Municipal de Cachoeiro de Itapemirim foi nessa terça-feira (29) e contou com a presença do prefeito Carlos Castiglione, do subsecretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Gasparini, do secretário da Sectti, Jadir Péla, e do diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia e coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Douglas Falcão.
 
Na ocasião foram discutidas a interiorização da ciência, tecnologia e inovação no país e a importância da participação dos jovens em atividades de CT&I. “A Semana Estadual conseguiu envolver e estimular, surpreendentemente, jovens de todo Estado. É preciso tomar Cachoeiro como exemplo e continuar realizando eventos regionais e municipais para continuar fomentando a ciência. O Espírito Santo está indo pelo caminho correto”, disse o coordenador da Semana Nacional, Douglas Falcão.
 
Para o secretário Jadir Péla, da Sectti, é preciso estar sempre popularizando a ciência. “Precisamos levar a ciência, tecnologia e inovação para todos os municípios, principalmente para os alunos do ensino fundamental e médio. Este é um assunto discutido mundialmente e, por isso, precisamos criar estruturas e condições para desenvolver atividades científicas, transformá-las em produto e desenvolver nosso Estado”. Jadir ainda parabenizou a iniciativa da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro e ressaltou a importância de realizar eventos como esse nos munícipios.
 
O coordenador da Semana Municipal e subsecretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Gasparini, disse que “o objetivo do evento não é só incluir ciência, saúde e esporte na sociedade, mas também mobilizar e valorizar a inovação como um todo, mostrando que é preciso discutir os impactos e aplicações das atividades inovadoras”. Alexandre agradeceu a colaboração da Sectti e valorizou a importância da participação dos jovens na ciência.
 
A Semana Municipal tem entrada gratuita e espera receber estudantes, empresários, órgãos governamentais e inovadores de todo Estado.