Shakira será julgada por sonegar 14,5 milhões de euros ao Ministério Público espanhol. A Agência Estatal de Administração Tributária investigava a cantora colombiana desde janeiro de 2018 e concluiu que, entre 2012 e 2014, ela não declarou a quantia no imposto de renda e como parte patrimônio.

Segundo o jornal El País, a acusação notificou os advogados da cantora e pretendem, nos próximos dias, apresentar uma queixa ao juiz por três crimes de fraude fiscal. O processo começou quando a Agência Tributária constatou que a cantora não tinha declarado residência na Espanha no período, quando ela se mudou para o país.

No relatório final da Agência, a acusação defende que, como a cantora estava morando na Espanha, ela devia pagar os impostos e declarar os bens para o Ministério Público. Na lei espanhola, o cidadão que passa metade do ano (mais um dia) no país deve ser considerado residente para fins fiscais. Shakira se mudou para Barcelona em 2011, quando assumiu o relacionamento com Gerard Piqué, mas seus registros diziam que ela morava nas Bahamas.