Fernanda Montenegro é um dos maiores orgulhos brasileiros. A atriz é a única brasileira indicada ao Oscar em categoria de atuação, primeira a ganhar um prêmio Emmy como melhor atriz e tem personagens fortes em quase 80 filmes, novelas e minisséries e centenas de peças de teatro.


Arlette Pinheiro - seu nome de batismo - completa 90 anos nesta quarta-feira (16) sem precisar se ancorar em glórias do passado. 


Até o final deste ano, ela estreia dois filmes. E guarda um terceiro para 2020.


Estreia, em 31 de outubro, o longa “A vida invisível”, vencedor da mostra "Um certo olhar" em Cannes e representante do Brasil para disputar vaga no Oscar de melhor filme internacional. 


Ela interpreta a protagonista Eurídice Gusmão. Carol Duarte faz a protagonista na juventude.


O suspense sobrenatural "O Juízo", ao lado do rapper Criolo. Dirigido por Andrucha Waddington tem estreia prevista para 12 de dezembro.

 

Com lançamento marcado para janeiro de 2020, está no elenco de "Piedade”, dirigido por Claudio Assis, com Cauã Reymond, Irandhir Santos e Matheus Nachtergaele. 

 

No longa, ela é dona de um bar em Pernambuco e vê sua vida ameaçada após as ações de uma petroleira intensificarem o aparecimento de tubarões na região.

 

A atriz não é do tipo que espera comemoração dos outros. Antecipou-se ao aniversário e lançou, em celebração da data, uma espécie de autobiografia: "Prólogo, ato, epílogo: Memórias", pela Cia das Letras.

 

Por suas páginas, Fernanda conta a história de sua família na Europa, os primeiros encontros com Fernando Torres (de quem é viúva), a trajetória artística e também a batalha quase eterna de ser mãe em meio a tudo.