Âncora do Jornal Hoje, Maju Coutinho fez um comentário ao vivo na edição do jornal desta quinta-feira (22/10) sobre o caso de um jovem que foi solto após passar mais de dois anos preso injustamente, no Distrito Federal.

A reportagem contou a história de Lucas Moreira de Souza, 26 anos, que saiu do complexo penitenciário da Papuda na madrugada desta quinta-feira (22/10). As imagens exibiam o reencontro do jovem com a família. “Meu coração está em festa”, disse a tia do rapaz. Assim que a câmera voltou ao estúdio, Maju comentou o ocorrido.

“Tem que mudar a mentalidade de que preto parado é suspeito, e correndo é culpado. Isso tem que mudar!”, criticou a jornalista.

Logo após o noticiário, no Twitter, os internautas elogiaram o posicionamento da apresentadora. “Maju, mais uma vez falando algo óbvio, mas que poucos enxergam”, escreveu um telespectador. “Excelente fala da Maju Coutinho. Nós não aguentamos mais esse racismo estrutural. Precisamos de pessoas antirracistas promovendo as ações de políticas públicas”, falou Benedita da Silva.

A condenação de Lucas havia sido baseada em reconhecimento de vítimas. No entanto, segundo os defensores, as evidências não corroboram que ele tenha participado dos crimes os quais foi condenado. Por isso, após posicionamento do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pela liberdade do rapaz, a juíza da Vara de Execuções Penais (VEP) Leila Cury concedeu o alvará de soltura.