Na tarde da última sexta-feira, 14 de maio, Sasha Meneghel e João Figueiredo divulgaram fotos de seu casamento intimista e nas redes sociais os dois destacaram: "Me casei com meu melhor amigo". Esse tipo de relacionamento é mais comum do que parece, mas pode gerar medos, incertezas e muitos desafios. Você já passou por isso?  Como lidou?

 

 

 

 

Para compreender e aprender mais sobre esse assunto conversamos com o Dr. Junior Silva, Psicanalista, Hipnólogo e Coach.

 

 

 

 

O que é amor?

 

 

 

 

Se eu reunir 50 pessoas e perguntar individualmente o que é o amor, tenho certeza de que as 50 me darão respostas diferentes, sabe por quê? Suas respostas são baseadas em suas experiências de vida que na maioria das vezes com sentimentos e emoções distorcidas, pois vivemos o que sabemos e se não sabemos definir sentimentos e posicionamentos, corremos o risco de viver erroneamente algo que não sabemos definir por uma vida toda. Quem não quer encontrar o seu verdadeiro amor? Quem não quer encontrar sua cara metade? Quem não quer encontrar o amor que dure pela vida toda? Cerca de 99% da população mundial está nesta busca, mas se estamos na busca do mesmo objetivo o que nos faz errar tanto nesta escolha ao ponto de cada dia mais o índice de divórcio aumenta?

 

 

 

Para responder estas perguntas precisamos compreender qual é nossa experiência desde a infância quando falamos de relacionamentos, qual é a forma que aprendemos distinguir nossos relacionamentos sejam eles de amizade, amorosos e familiares.

 

 

 

 

Escolhemos pessoas para uma vida toda acreditando que é amor, mas mal sabemos que aquele sentimento nada mais é que uma paixão, carência e entre outros, ou seja, a falta de definição correta das emoções e sentimentos pode nos fazer tomar decisões desastrosas em nossas vidas.

 

 

 

Damos títulos muito fácil para as pessoas, a carência por muitas vezes não nos permite chancelar nossos relacionamentos por meritocracia, mas nos faz dar títulos pela nossa necessidade de ter alguém e pelo medo de estar sozinho.

 

 

 

 

 

Como saber se é amor?

 

 

 

 

 

Dr. Junior Silva: Essa é uma pergunta muito interessante. No livro que vou lançar dedico um capítulo falando sobre relacionamentos e defino uma sequência segura de chancelaria de relacionamentos. Quando conheço alguém, esta pessoa nada mais é que um conhecido e nada mais, ela pode ser legal, divertida, e etc. Nesse momento ela não deixou de ser um conhecido, onde o tempo, os diálogos me mostraram quem esta pessoa é, mas hoje a gente vê pessoas dando título de amigo para quem ainda não conquistou o pódio de um bom conhecido.

 

 

 

 

Quando uma pessoa se tornar um bom conhecido, posso pensar em promovê-la para colega, quando alcançar notas altas de colega, posso pensar em promovê-lo para amigo.

 

 

 

 

Aí está o segredo, quando alguém passar por toda essa fase, um bom amigo pode se tornar um bom namorado que conquista o maior patamar deste título, que se torna um noivo e aí vem o segredo. Quem passou por toda essa fase, terá grandes chances de ter encontrado o amor da sua vida toda, pois quem conquista cada fase desta, está pronto para ser uma ótima esposa ou esposo e o melhor para vida toda.

 

 

 

 

Como lidar quando se percebe que ama o melhor amigo ou amiga, o Dr. Junior?

 

 

 

 

Dr. Junior Silva: Definir bem sentimentos e emoções nos traz mais certezas de que vamos encontrar tudo aquilo que falei no início. Um amor de verdade, para vida toda e até que a morte nos separe.