O ator Marcos Palmeira, que interpreta o personagem José Leôncio no remake da novela Pantanal, da Rede Globo, responde a uma ação no Juizado Especial Criminal da comarca de Teresópolis. A ação foi aberta dia 2 de abril e tem como tipificação "Causar poluição de qualquer natureza".  O boletim de ocorrência contra o ator foi aberto dia 29 de janeiro e trata de "Sanções Penais e Administrativas ao Meio Ambiente". 

Continua após a publicidade

O ator possui desde 1997 uma fazenda localizada na Estrada Teresópolis-Friburgo, no bairro de Sebastiana, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O local se chama Vale das Palmeiras e foi alvo de uma fiscalização da Polícia Militar para apurar suspostos crimes ambientais. Dois cabos da PM entraram na fazenda durante uma fiscalização e acabaram levando para delegacia o gerente de produção de laticínios do ator. Marcos Palmeira também teve que prestar depoimento à polícia.  

 

 

Processo

Reprodução processual

Processo

 

A coluna teve acesso exclusivo aos documentos que envolvem o inquérito e o processo. De acordo com o Boletim de Ocorrência prestado pelo policial militar Denilson Santos, ele entrou na fazenda acompanhado de outro agente no dia 29 de janeiro, por volta das 11h42. Ele conta que fazia um patrulhamento na região quando observou uma fabricação de laticínios na Fazenda Vale das Palmeiras. De acordo com o militar, ele foi atendido pelo gerente de produção de laticínios da Fazenda, o sr. Alvino Lucas de Oliveira. O militar diz no Termo de Declaração que foi constatado que não havia licença para fabricação de produtos de laticínios no local. O cabo da PM também comunicou no Boletim de Ocorrência que no local está havendo "captação de recurso mineral para uso industrial sem a devida outorga do INEA", órgão ambiental responsável. Ele destacou ainda que o gerente da Fazenda apresentou apenas um documento que comprova o pedido de licenciamento na Prefeitura de Teresópolis. O mesmo depoimento foi registrado na delegacia pelo segundo policial militar, o cabo Vitor Hugo de Oliveira.