Escutar músicas relaxantes antes de dormir pode promover um maior bem estar durante nossas horas de sono. Entretanto, segundo novo estudo, ao escutarmos sons da Yoga antes de ir para a cama, nós potencializamos nossa saúde cardíaca e reduzimos nossos níveis de ansiedade.

Escutar músicas agitadas pode prejudicar o bem-estar, enquanto não escutar nenhum tipo de som antes de dormir não causa nenhuma espécie de benefício para a mente.

Como o estudo foi feito

A pesquisa teve 149 participantes, e todos eles eram saudáveis. A idade média deles era de 26 anos. Estes indivíduos foram analisados durante três noites de sono. Durante a primeira noite, músicas que normalmente tocam em sessões de Yoga foram reproduzidas antes deles adormecerem.

Na segunda noite, eles escutaram música pop. Já na terceira noite, nenhuma canção foi reproduzida. A equipe de pesquisadores mediu os batimentos cardíacos dos participantes por cinco minutos antes da música começar, por dez minutos durante a reprodução das canções e por cinco minutos depois do término dos sons.

Resultados

A estabilidade cardíaca dos participantes foi potencializada pelos sons da Yoga, foi reduzida pelas canções pop e manteve-se igual quando nenhuma música era tocada. Em seguida, os cientistas basearam-se numa métrica chamada "Goldberg Anxiety Scale", para mensurar os níveis de ansiedade dos participantes antes e depois das sessões experimentais.

Quem escutou os sons da Yoga antes de dormir teve os níveis de ansiedade reduzidos drasticamente. Quem escutou música pop teve a ansiedade potencializada de forma considerável.

Conclusões

De acordo com Naresh Sen, cardiologista indiano, escutar músicas calmas antes de dormir é uma forma de terapia acessível que não causa danos. "Os sons da yoga tiram nosso corpo do estado de alerta e nos coloca em um estado de repouso", diz em entrevista ao The Independent.