"Sempre que pensares em menosprezar alguém, lembre-se que: avaliar as pessoas de forma positiva, faz de ti alguém relevante e menos solitário, afirma o filósofo e pesquisador Fabiano de Abreu.

 

O pensador afirma ainda que se colocar no lugar da outra pessoa faz com que possa entender melhor o que ela está passando e não julgar de forma errada assim como tentar ajudá-la, desta forma, cultiva-se a amizade. "E não esqueça: já temos muitos problemas e afazeres na vida para ter que lidar com pessoas que "causam problemas" ou sejam um problema", conclui.

 

Confira as 10 dicas do filósofo:

 

1 - Frequentar lugares públicos

 

Isso é um método óbvio, isolar-se e permanecer só, não salva ninguém da solidão. Ambientes públicos aumentam as chances de conhecer pessoas. Mas esteja aberto a isso. Ser negativo só atrai coisas negativas e afastam pessoas positivas.

 

2 - Desligue as redes sociais por um instante

 

Isso mesmo, apesar da rede social atrair milhares de pessoas e você estar rodeado de amigos virtuais, ela pode trazer solidão e depressão. A ideia de ter amigos na rede social é uma ideia falsa da realidade. Mídias sociais aumentam a sensação de solidão pois inverte a realidade.

 

3 - Seja positivo

 

Drible os pensamentos negativos, seja positivo. A maneira positiva de enxergar a vida e as pessoas, afasta o sentimento de solidão, depressão e ao invés de afastar pessoas, as atrai.

 

4 - Tenha planos futuros

 

Planos e ações ocupam a mente para que não pense na solidão. Mas não faça disso a única opção ou quando perceber, o tempo passou e está sozinho. Lembre-se que tudo na vida tem que ser moderado.

 

5 - Animais de estimação

 

Esse é um dos melhores meios para combater a solidão. Animaizinhos de estimação, principalmente os que interagem, são ótimas companhias, combate a solidão e nos distrai.

 

6 - Não confunda um sentimento momentâneo com a realidade

 

Solidão é momentânea, não faça disso uma realidade permanente para não se afundar na solidão por um tempo maior.

 

7 - Não isolar-se

 

A vontade de se isolar como consequência da solidão é comum, mas pode ser perigosa. Nessas horas, o melhor é buscar um familiar ou um amigo em quem se sente bem para se abrir.

 

8 - Seja ouvinte

 

Mostre-se participativo, ouça mais e fale menos e conquistará a todos em sua roda de conversa. Cuidado com o egocentrismo, isso afasta as pessoas.

 

9 - Elogie não critique

 

Não menospreze nem julgue as pessoas. Para opinarmos, temos que buscar o conhecimento pleno sobre o assunto ou caímos em descrédito e sofremos sentimentos negativos. Todos gostam de elogios, mas se tiver que criticar, saiba fazer isso de forma suave e racional. Ninguém gosta de receber críticas.

 

10 - Procure um psicólogo

 

Caso a solidão esteja resultando em depressão, busque um profissional, um psicólogo poderá ajudar nessa situação e ele poderá ser o amigo para te tirar da solidão.