O mais tradicional evento religioso do Estado, a Festa da Penha, tem início neste domingo (21) e segue até o dia 29 de abril. Na programação estão missas, diversas romarias e apresentações culturais. A celebração em homenagem à padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha, atrai cerca de 1,5 milhão de turistas e acontece no Parque da Prainha, em Vila Velha.

 

“Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38) é o tema deste ano. Segundo os organizadores o grande foco é a juventude e a vocação, sobretudo, a vocação do jovem em geral, tanto do lado religioso quanto ao lado profissional.

 

As romarias são um ponto forte da festa e o destaque é a dos Homens, que acontece no sábado, reunindo cerca de 700 mil pessoas no percurso entre a Catedral Metropolitana, em Vitória e o Convento da Penha, em Vila Velha. Apesar do título, hoje participam da caminhada famílias inteiras. Mulheres, idosos, crianças e jovens também ajudam a iluminar a procissão.

 

Convento da Penha

 

O ponto turístico mais visitado do Estado é o Convento da Penha, um dos ícones do Espírito Santo. O santuário foi construído pelos escravos, em 1558, em cima de um grande rochedo. Junto com a igreja Nossa Senhora do Rosário, faz parte do Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha.

 

É considerado o principal monumento religioso do Estado e símbolo de devoção à santa padroeira. Segundo a versão popular, o quadro de Nossa Senhora das Alegrias teria sumido da Gruta onde o Frei Pedro Palácios morava e assim indicou o lugar onde deveria ser construído o santuário, no alto de um morro de 154 metros. A edificação da “Ermida das Palmeiras” foi erguida por volta de 1560.