A publicação de uma associação filantrópica que cuida de crianças e idosos em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, anunciando a possibilidade de apadrinhamento dos moradores do espaço, virou um verdadeiro hit na internet. Com o post viralizado, o Lar Amor e Vida conseguiu, em menos de 24 horas, que todos os idosos fossem apadrinhados.

Na postagem, foram publicadas fotos dos idosos segurando placas que indicavam quais presentes queriam ganhar no Natal. Bengala e cinto, camisa do Vasco e salgadinhos, perfume e bijuterias, foram alguns dos presentes pedidos.

De acordo com a coordenadora de captação de recursos do local, a bióloga e estudante de serviço social Agnes Ribeiro, a campanha vai continuar, agora com foco em arrecadar itens para a realização da ceia de Natal da associação, e também para a manutenção do abrigo por mais alguns meses.

— Todos os idosos foram apadrinhados, e a meta agora é a festa de Natal deles e das crianças. Esses itens que a gente consegue arrecadar são o que nos mantêm até a metade do ano seguinte — explicou.

Um link para um chat no WhatsApp também foi disponibilizado na publicação no Facebook. O grupo superlotou, sendo necessário a criação de outro para atender as pessoas que ofereciam ajuda. Agnes conta que esta é a primeira vez que um ação do espaço toma uma proporção tão grande. Além do apadrinhamento e da doação de alimentos, a associação tem recebido um grande número de voluntários que disponibilizam serviços para a festa de Natal.

— Temos recebido ajuda de barbeiros, doces e itens para a festa, e outros tipos de doações, como artigos de uso pessoal. E quando a gente supera a nossa demanda, conseguimos ainda ajudar outras entidades — comemora a diretora da associação.

 

Crianças do abrigo em festa do dia das crianças

Crianças do abrigo em festa do dia das crianças Foto: Reprodução/ Facebook

 

Além do asilo, a associação trabalha com crianças carentes de regiões próximas, como a comunidade do Batan. No total são atendidos 173 idosos e 200 crianças, que recebem atendimento de reforço escolar em dois turnos, atividades educativas, culturais, esportivas e sociais, que funcionam de segunda a sexta-feira. Os idosos são atendidos em quatro unidades: Santa cruz, Realengo, Nova Iguaçu e Paty do Alferes. As crianças frequentam o espaço que fica em Santa Cruz.

O veterano de guerra que decidiu ajudar pessoas

O idealizador do projeto é o veterano de guerra, avô de Agnes, Isaias de Souza Maciel, de 95 anos, que, após retornar da Itália, no período da Segunda Guerra Mundial, decidiu ajudar pessoas. Em 1961, ele criou a associação em Realengo, na Zona Norte, que começou apenas com atendimentos ambulatoriais.

Atualmente, Isaías trabalha na sede da associação e refere-se a ela como "obra de amor e fé".

— É uma obra de amor e fé, e Deus nunca nos desamparou, mesmo diante de tantas necessidades e situações dificeis, Deus sempre manda a solução — afirma.

 

Agnes e o avô, fundador do Lar Amor e Vida

Agnes e o avô, fundador do Lar Amor e Vida Foto: Reprodução

 

A neta Agnes reforça o discurso de que o bem atrai o bem.

— Essa viralizada é inédita e acredito que faz parte do que a gente planta. Eu uso as minhas redes apenas para fazer o bem, não compartilho nada de ruim. E quando a gente faz o bem, acontece isso — enfatizou.

A festa de Natal do Lar Amor e Vida vai acontecer no dia 15 de dezembro, às 14h, na sede da associação, que fica na Estrada de Sepetiba, 962, Santa Cruz. O evento será aberto ao público.