Quem disse que para ser considerado um herói tem que usar capa ou máscara? Ou que precisa ser um personagem de filmes, seriados ou de desenhos animados? Ou ser um humano?

 

 

Há muitos heróis ao nosso redor. Eles estão disfarçados de amigos, familiares, colegas de trabalho, profissionais das diversas áreas, entre tantos outros “disfarces”. Mas eles também podem estar disfarçados de animais. Isso mesmo! Podem estar disfarçados de ANIMAIS.

Em Vargem Alta, recentemente, soube-se de um ato heroico do cão Tufik, que, no meio das destruições provocadas pelas fortes chuvas ocorridas no dia três de janeiro no município, salvou a vida de uma senhora que ficou soterrada pelo desabamento de sua casa.

Tufik cavou brava e incansavelmente até descobrir o rosto da vítima, que, debaixo de muita terra e destroços de sua residência, já não mais acreditava que sairia dali com vida. Mas saiu bem, graças à nobre atitude do cachorro.

Ao descobrir o rosto daquela senhora, Tufik começou a latir bem alto, como gesto de pedido de socorro, para chamar a atenção dos moradores da comunidade de Taquarussu, que ajudaram a resgatar a vítima.

Ela não é a dona do Tufik. Mas quem disse que os heróis só salvam vidas de seus entes amados? Eles salvam vidas! Não importa de quem sejam.

Tufik não usa capa nem máscara. Também não tem popularidade. Ele parece ser somente um cão. Mas é um herói. Afinal, a sua atitude corajosa salvou uma vida.

 

Néia Gava Rocha – formada em Letras (Literatura e Língua Portuguesa); Pós-graduada em Letras (FIJ); Gestão Escolar Integradora: Supervisão, Orientação e Inspeção (UCB); Educação Profissional e Tecnológica (IFES); Gestão em Políticas Públicas em Gênero e Raça (UFES); e em Formação Docente para Educação a Distância (IFES). Funcionária Pública. Professora Particular (produção de texto, literatura, gramática); Tutora a distância do IFES.

Telefone: (28) 99923-1271

E-mail: [email protected].