Passada a euforia das festas do final de ano, é a hora de colocar na ponta do lápis todas as dívidas que devem ser acertadas nas próximas semanas. Esses primeiros meses são os mais temidos pelas pessoas, pois chegam em casa uma infinidade de boletos. IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, são apenas alguns gastos que surgem agora e que podem acabar pesando (e muito) no bolso do brasileiro. Sem contar as despesas com as festas do Natal e virada do ano, cartão de crédito e até mesmo outras dívidas atrasadas já estabelecidas.

Vejo que ainda há muitas pessoas com um padrão de vida incompatível com a sua realidade, o que acaba resultando em inúmeras dívidas e muito estresse ao final do mês. Entendendo melhor essa questão, com certeza será possível perceber uma folga no orçamento.

- O primeiro passo é colocar no papel todas as contas a serem pagas. Criar uma planilha de gastos pode ser uma saída para enxergar melhor e ter uma dimensão real de todas as contas, analisar melhor as despesas fixas e a sua receita.

- O segundo passo é preparar um planejamento financeiro e definir as prioridades para que, ao longo do ano, seja possível ficar livre de dívidas ou evitar que elas se multipliquem.

- Poupe o máximo que puder e não estipule metas financeiras que sejam consideradas ambiciosas a curto prazo, uma vez que isso pode prejudicar todo um planejamento bem elaborado ao longo do ano. Esse é o terceiro passo dessa jornada.

Para que essas ações funcionem, é preciso ser realista e traçar objetivos tangíveis com seu orçamento. Ao longo do tempo você verá suas metas sendo atingidas sem dificuldades, que será o principal indício de que você está no caminho certo.

 

Samara D'Alessio tem 9 anos de experiência no setor de crédito. Atualmente é Coordenadora de Recuperação de Crédito na Geru, primeira e maior fintech de empréstimo online do Brasil.