A insuficiência cardíaca afeta mais de 26 milhões de pessoas no mundo e tudo indica que aquelas que não dormem direito estão entre as que têm mais chances de desenvolver a doença. Pessoas com padrões de sono normais têm redução de até 42% no risco de insuficiência cardíaca em comparação a outras pessoas com padrão de sono não saudável. 

Essa foi a conclusão de uma pesquisa publicada pela American Heart Association, na revista “Circulation”. Para o estudo, foram entrevistados quase 409 mil voluntários do Reino Unido, com idades entre 37 e 73 anos, entre 2006 e 2010. Os dados sobre a incidência de insuficiência cardíaca foram avaliados até 2019. Foram registrados 5.221 casos de insuficiência cardíaca entre os participantes nesse período. 

Nossas descobertas destacam a importância de melhorar os padrões gerais de sono para ajudar a prevenir a insuficiência cardíaca”, diz Lu Qi, autor correspondente e professor de epidemiologia e diretor do Centro de Pesquisa de Obesidade da Tulane University, em Nova Orleans.

 

A pesquisa observou que o risco de desenvolvimento de insuficiência cardíaca estava independentemente associado e 8% menor em pessoas que acordam cedo, 12% menor naqueles que dormem entre sete e oito horas, 17% menor em quem não tem insônia frequente e 34% menor naqueles que não reportaram sonolência diurna.